Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá realiza uma série de ações na Fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, em atendimento à comunidade residente próximo ao local. Os trabalhos acontecem a partir desta terça-feira (18) e serão desenvolvidos em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Embrapa, como parte da XIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e da III Semana de Qualidade de Vida, abertas nesta segunda-feira (17) na instituição federal, com o objetivo de informar e conscientizar os funcionários, estagiários e terceirizados sobre a importância da prevenção de acidentes.

A ação na Fazenda Nhumirim será desenvolvida nos dias 18, 19 e 20, com retorno no dia 21 pela manhã. A programação acontece paralelamente ao previsto para a sede da Embrapa, com palestras e diversas outras atividades, como o circuito de saúde que visa aferir pressão, bate-papo com médico do trabalho, entre outros. A participação de uma equipe da Secretaria de Saúde na fazenda, foi uma solicitação dos próprios integrantes da CIPA.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, explicou que o atendimento começa já nesta terça-feira, a partir das 14 horas, com palestras sobre Promoção a Saúde, sobre temas como odontologia e zoonoses, além de escovação com aplicação de flúor nas crianças da escola. As atividades serão abertas também à comunidade residente na região. Já na quarta-feira, estão previstas aplicações de vacinas em crianças e adultos, desenvolvimento do programa sobre hiperdia (preventivo), além de orientação médica e odontológica. A estimativa é atender cerca de 150 pessoas. A equipe vai aproveitar para realizar coleta de sangue de animal.