Três mortes já foram confirmadas nas cidades de Campo Grande e Paranaíba. Mais dois óbitos possivelmente causados pela dengue ainda são investigados. MS tem 8 municípios com risco “muito alto”.

A dengue continua entre os principais problemas de saúde pública em Mato Grosso do Sul. Somente de janeiro até abril, foram 10.637 casos registrados, com três mortes causadas pela doença.

Além dos óbitos confirmados, em Campo Grande e Paranaíba, mais duas mortes são investigadas e podem ter sido causadas pela dengue. Um caso é na capital e outro em Rio Verde de Mato Grosso.

Segundo o último boletim epidemiológico, com dados do período entre 2 de janeiro e 30 de abril, Mato Grosso do Sul é taxado como área com “risco alto” para incidência de casos em relação ao número de habitantes.

As cidades com risco “muito alto” de incidências por habitantes, citadas pela Secretaria de Estado de Saúde de MS, são: Cassilândia, Rio Verde de Mato Grosso, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Bataiporã, Anaurilândia, Bandeirantes e São Gabriel do Oeste.

Já as cidades de risco alto de incidência são 23, entre elas estão Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Coxim, Naviraí e Chapadão do Sul.

Apenas Caracol, Deodápolis, Eldorado, Japorã e Sete Quedas não registraram nenhum caso da doença.

O maior indicie de casos ocorreu entre os dias 20 e 26 de março, com 880 diagnósticos confirmados. A semana com o menor número de infectados foi em janeiro, com 411 casos de 2 a 8 de janeiro.

De acordo com o Estado, os dados têm como foco subsidiar o panorama da doença para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.