Por meio da prefeitura de , com a secretaria municipal de saúde e apoio da marinha, a Campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos deste município iniciou nesta quarta-feira (09) e vai até o dia 28 de novembro.

A campanha é realizada anualmente e tem como meta vacinar mais de três mil cães e gatos da cidade, desde área central até os bairros da parte alta. Os agentes de endemias foram divididos em cinco equipes junto aos soldados da marinha, para aplicar a vacina de casa em casa. A intenção é que não fique nenhum animal sem tomar a dose, e nem que haja contato entre eles prevenindo a transmissão.

Os caninos e felinos da área rural também serão vacinados da mesma forma, mas no período posterior aos da área urbana. É importante salientar a preocupação de aplicação dessas doses nas residência e não em ponto fixo, onde poderia ocorrer a transmissão do vírus pelo contato dos animais.

Outro fato a ser destacado é o compromisso em querer imunizar todos sem precisar sair de casa. “O objetivo da campanha é prevenir e imunizar não só os cães e gatos, mas também o homem já que a transmissão ocorre pela saliva sendo vulnerável a ambos” enfatizou o secretário municipal de saúde Cléber Coleone.