Pular para o conteúdo
Geral

Bolívia discutirá com Brasil projeto de criação de ferrovia bioceânica

O projeto de construção de uma estrada de ferro bioceânica, que una a Bolívia de leste a oeste e conecte os portos brasileiros, no Oceano Atlântico, aos portos peruanos, no Oceano Pacífico, entrará em discussão na próxima semana, quando Marco Aurélio Garcia, assessor da presidente brasileira Dilma Rousseff, deve visitar a Bolívia. A informação foi […]
Arquivo -

O projeto de construção de uma estrada de ferro bioceânica, que una a Bolívia de leste a oeste e conecte os portos brasileiros, no Oceano Atlântico, aos portos peruanos, no Oceano Pacífico, entrará em discussão na próxima semana, quando Marco Aurélio Garcia, assessor da presidente brasileira Dilma Rousseff, deve visitar a Bolívia.

A informação foi repassada pelo próprio presidente boliviano, Evo Morales, na noite da última segunda-feira (29), numa entrevista coletiva à imprensa após conversar com o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, num hotel da cidade de Santa Cruz de La Sierra. “Iremos debater novamente novos projetos de integração, novos programas sociais políticos regionais”, afirmou o líder boliviano.

A ferrovia indica um “atalho” das exportações brasileiras para a China, que devido à falta de uma ligação direta pelo interior do continente sul-americano, acabam descendo até o extremo sul do continente para depois subir até o Pacífico Sul, de onde seguem para o estreito de Darrien, no Canal do Panamá, até alcançar o porto de Xangai, o mais importante da China. Todo esse contorno acaba por gerar um acúmulo de trâmites e tempo.

A implantação da ferrovia bioceânica poupará 6.500 quilômetros de trajeto para as exportações brasileiras com destino à Ásia. O presidente Evo alimenta a possibilidade da construção de uma estrada de ferro que, conforme o protótipo do projeto de construção, partiria de Puerto Suárez, no extremo leste da Bolívia, na fronteira com (MS), até o porto peruano de Ilo, cortando de leste a oeste, por uma linha equatorial de 500 quilômetros, o centro boliviano.

“Se o Chile não reconheceu uma dívida histórica (a cessão de uma saída ao Oceano Pacífico a Bolívia), que melhor caminho se não por Ilo”. No sul do Peru, em virtude de um trabalho bilateral de comodato, foi cedida até 2092, uma base para a Marinha Boliviana, outorgando-lhe a saída pelo Pacífico, lembrou Morales que falou que esta possibilidade foi abordada com o ex-presidente, Alan Garcia, em 2010.

Morales disse que aprofundará as negociações do “mega projeto” também com o atual presidente peruano, Ollanta Humala, ao afirmar que está prevista uma reunião ainda com lugar e data a serem definidos. (Com informações da Agência Boliviana de Informações – ABI)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão