O ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, conhecido como “O Comendador”, vai deixar o Presídio Federal de Campo Grande. Por estar preso há mais de três anos, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deverá encontrar uma unidade federal com vaga para receber Arcanjo ou fazer uma espécie de permuta de detento.
A decisão do juiz Dalto Igor Conrado atende a um pedido do Ministério Público Federal, que por motivos de segurança entende ser necessária a movimentação de detentos.
João Arcanjo Ribeiro foi condenado a 37 anos de prisão por formação de quadrilha, crime contra a ordem tributária, falsidade ideológica e contrabando. Ele responde ainda a pelo menos 30 processos na justiça, entre eles como mandante de assassinatos, como o do empresário Domingos Sávio Brandão.
Saiba mais sobre o caso ao final desta matéria
Após ser comunicado da decisão do juiz federal, o Depen terá cinco dias para providenciar uma vaga para João Arcanjo. Por meio da assessoria, o departamento informou que ainda não foi oficiado sobre a solicitação de transferência de Arcanjo.