Pular para o conteúdo
Geral

Aviões brasileiros vão combater tráfico na fronteira com a Bolívia

Aviões não tripulados do Brasil começarão a operar no espaço aéreo boliviano a partir de setembro. O objetivo é que as aeronaves ajudem no combate ao tráfico de cocaína na fronteira da Bolívia com o Brasil, Peru e Paraguai, conforme informou nesta terça-feira, 05 de julho, o vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da […]
Arquivo -

Aviões não tripulados do Brasil começarão a operar no espaço aéreo boliviano a partir de setembro. O objetivo é que as aeronaves ajudem no combate ao tráfico de cocaína na fronteira da Bolívia com o Brasil, Peru e Paraguai, conforme informou nesta terça-feira, 05 de julho, o vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia, Felipe Cáceres.

De acordo com reportagem publicada no site do Agencia Boliviana de Informações (ABI), o vice-ministro disse que a luta será fortalecida em pontos fronteiriços como -Puerto Suárez; Cáceres-San Matías; Guajará-Mirim-Guayaramerín e Epitaciolândia-Cobija.

“No marco do plano de ação firmado entre Brasil e Bolívia definiu-se que aviões não tripulados do Brasil fariam o controle do espaço aéreo a partir de setembro”, declarou o chefe Antidroga.

Ele se refere ao acordo de cooperação assinado entre o ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, e o ministro de Governo da Bolívia, Sacha Llorenti, em março deste ano, quando os representantes do Executivo visitaram regiões de cultivo da coca na Bolívia e a região de fronteira, na cidade boliviana de Puerto Suárez. Na oportunidade, autoridades locais puderam expor aos ministros, de forma resumida, a situação fronteiriça, entre elas, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira; o prefeito de , José Antonio Assad e o secretário de Segurança e Justiça de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini.

Os aviões não tripulados que vigiarão o espaço aéreo da Bolívia serão controlados por militares da Força Aérea Boliviana, conhecidos como “diabos vermelhos”.

Balanço do combate

O vice-ministro destacou que, este ano, o país bateu recorde de apreensões de cocaína e de erradicação de cultivo ilegal de coca. A meta anual de destruição de plantações excedentes é de 5 mil hectares, porém até junho foram erradicados 5.158 hectares.

Cáceres detalhou por áreas a destruição feita pela Força Tarefa Conjunta. No estado de Cochabamba foram 3.926 hectares; em Beni, 1040; e em Santa Cruz, 192 hectares encontravam-se dentro das reservas florestais de Choré e Yapacaní.

“O que mais se destacou nas ações de combate foram as prisões de três narcotraficantes, considerados chefões do tráfico, sendo um brasileiro e dois colombianos”, afirmou o vice-ministro.

Ele ainda destacou que nas operações foram detidas 1.836 pessoas: 1.650 bolivianos, 47 peruanos, 33 colombianos, 19 brasileiros, 19 espanhóis, 9 chilenos, 6 mexicanos e 53 de outras nacionalidades.

No balanço, o vice-ministro afirmou que a FELCN (Força Especial de Luta Contra o Tráfico) destruiu 4 laboratórios de reciclagem, 5 de cristalização de cocaína de alta pureza, 2.454 fábricas e 2.951 poços de maceração de coca.

Também foram apreendidas 11,8 toneladas de cocaína, 10,6 toneladas de pasta base de cocaína e uma tonelada de cloridrato, bem como 348,5 toneladas de maconha.
Cáceres destacou que “a política antidroga não baixará a guarda, pelo contrário se implantará medidas mais drásticas para derrotar o narcotráfico”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão