Geral

Antes do previsto, Hidrelétrica Santo Antônio faz testes para acionar primeira turbina na próxima semana

A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), fez nesta quinta-feira (22) os testes de giro mecânico na primeira turbina, que deve entrar em operação na próxima semana. Os testes avaliam o desempenham do equipamento e, segundo a empresa, não causaram impacto na população de peixes. […]

Arquivo Publicado em 22/12/2011, às 19h01

None

A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), fez nesta quinta-feira (22) os testes de giro mecânico na primeira turbina, que deve entrar em operação na próxima semana.


Os testes avaliam o desempenham do equipamento e, segundo a empresa, não causaram impacto na população de peixes. A primeira das 44 turbinas previstas para a usina pesa cerca de 900 toneladas e tem potência média de 72 megawatts (MW).


Segundo a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As outras turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015. A usina começará a gerar eletricidade um ano antes do previsto no cronograma inicial da obra.


A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3,15 mil megawatts e vai custar cerca de R$ 16 bilhões. Com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Jornal Midiamax