Pular para o conteúdo
Geral

Ampliação de cursos de pós-graduação beneficia sul de MS, afirma Pró-reitor

Cláudio Vasconcelos, pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), gerencia a demanda de novos e antigos cursos na Universidade. Vasconcelos afirma acreditar um aumento das pós-graduações da UFGD causa impacto positivo nos novos acadêmicos, e ainda comenta sobre possíveis benefícios para a região sul do Estado. Criada em […]
Arquivo -

Cláudio Vasconcelos, pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD (Universidade Federal da Grande ), gerencia a demanda de novos e antigos cursos na Universidade. Vasconcelos afirma acreditar um aumento das pós-graduações da UFGD causa impacto positivo nos novos acadêmicos, e ainda comenta sobre possíveis benefícios para a região sul do Estado.

Criada em 2005, a partir de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a UFGD amplia neste ano de 2011 seu quadro de cursos de pós-graduação. Foram abertos em 2011 os cursos de mestrado em Química, Agronegócios, Antropologia e Biologia Geral e doutorado em História.

Midiamax – O calouro da Graduação tem grandes chances de cursar a Pós-Graduação sem precisar sair de Dourados?

Vasconcelos: Com certeza. É muito provável que ele não precise sair da universidade para fazer seu mestrado e até mesmo seu doutorado. Isso porque a UFGD já oferece 14 programas de pós-graduação, todos reconhecidos e aprovados pela Capes, que é o órgão de fomento nacional nessa área e que possibilita bolsas de estudos, de R$ 1,2 mil para mestrandos e R$ 1,8 mil para doutorandos, beneficiando a maioria os acadêmicos. E o número de programas de pós-graduação ainda será ampliado, envolvendo todas as Faculdades. 
 
Midiamax – Quais são os benefícios para o aluno que faz uma universidade que já tem a graduação, mestrado e doutorado na sua área de conhecimento?

Vasconcelos:  Além da facilidade para dar continuidade aos seus estudos, o grande benefício é que os nossos cursos de mestrado e doutorado são articulados com a realidade regional, então o estudante poderá desenvolver suas pesquisas sobre temáticas relacionadas ao Centro-Oeste nas mais variadas áreas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária, Movimentos Sociais, etc.

Outra vantagem é que todos os professores doutores que atuam na Pós-Graduação atuam também na Graduação. Assim, os alunos da graduação já vão se integrando aos grupos de pesquisa desses professores, via programa de iniciação científica, e aprendem a elaborar projetos e desenvolver pesquisas.

Quando o aluno terminar o seu curso de graduação e quiser continuar seus estudos, poderá até ter o seu projeto de pesquisa prontinho para concorrer a uma vaga no mestrado.   
 
Midiamax – Qual a perspectiva da Pós-Graduação na UFGD para os próximos anos?

Vasconcelos: Estamos elaborando plano de expansão da Pós-Graduação. Já existem propostas bem concretas para expansão dos cursos de mestrado e doutorado na instituição. Até 2020, nós queremos implantar mais 18 cursos de mestrado e 15 de doutorado, chegando a mais de 1,3 mil acadêmicos. Somados aos cursos que oferecemos atualmente, serão 32 mestrados e 18 doutorados. É importante lembrar que, para os novos cursos a serem submetidos à Capes até 2020, também virão novos professores e investimentos para construção e aquisição de equipamentos de laboratórios e para  financiamento de pesquisas.
 
Midiamax – Como a Pós-Graduação contribui para o desenvolvimento da região sul do MS?

Vasconcelos:  É o que todo mundo está dizendo recentemente quando se pergunta o que o Brasil precisa para deixar de ser o “país do futuro” e chegar nesse futuro: Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia. Esses são os pilares. O Brasil não tem como se desenvolver sem grandes investimentos nessas áreas. Sem a pós-graduação não é possível ter avanço em Ciência e Tecnologia. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional