Pular para o conteúdo
Geral

Uneis “descobrem” fundos municipais e correm para ter acesso ao dinheiro

As Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do interior do Estado poderão contar em breve com novas fontes de recursos públicos para serem aplicados em programas de recuperação dos adolescentes infratores. O compromisso foi firmado em reunião nesta terça-feira (19) entre representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conselheiros municipais do...
Arquivo -

As Unidades Educacionais de Internação (Uneis) do interior do Estado poderão contar em breve com novas fontes de recursos públicos para serem aplicados em programas de recuperação dos adolescentes infratores.

O compromisso foi firmado em reunião nesta terça-feira (19) entre representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conselheiros municipais dos direitos da criança e adolescente. O encontro foi promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDHU).

Para que as Uneis possam ter acesso ao dinheiro de fundos municipais voltados à criança e ao adolescente, é necessário que os conselhos concedam registro às entidades. Isso depende de vistorias prévias às instalações, a serem feitas pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária. Ao todo, o Estado conta com nove unidades – quatro na Capital, duas em e uma em , Três Lagoas e Corumbá.

A Unei de Corumbá é a única que já possui registro no conselho municipal. Em Campo Grande, por exemplo, a ausência desse registro impede as unidades educacionais de pedir verbas de até R$ 500 mil, disponíveis no fundo municipal (FMIA). Com parte desse dinheiro, seria possível elaborar projetos voltados à ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Um dos casos mais graves ocorreu em setembro na Unei Dom Bosco, provisoriamente instalada na antiga Colônia Penal Agrícola de Campo Grande. Protestando contra as más condições do local, os 90 internos fizeram motim e depredaram pavilhões. Agentes educacionais que trabalham no local cruzaram os braços alegando falta de segurança.

Nas atuais condições, a Unei Dom Bosco não obteria registro no conselho municipal de Campo Grande. A opinião é do presidente do CMDCA, Donizetti Alves de Oliveira. “Lá os jovens estão amontoados como se fosse um presídio. Não comungamos com essa situação”, afirmou.

De acordo com o presidente da comissão interna do CEDHU que acompanha a situação das Uneis, Marco Aurélio Luz, a próxima etapa será um levantamento do montante de recursos disponíveis nos fundos da criança e do adolescente, e que podem ser destinados às unidades de internação. Outro compromisso firmado pelos conselheiros diz respeito à fiscalização das condições das Uneis, em parceria com os conselhos tutelares.

Representantes da Sejusp informaram na reunião que estão sendo elaborados projetos para aplicação nas unidades, ainda sem data para conclusão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

Homem deixa mulher e criança na estrada ao ser flagrado com droga

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Prefeitura entrega novas viaturas e equipamentos para GCM e Defesa Civil

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Inmet renova três alertas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Polícia

Casal mata homem a facadas por suposta briga de facção no Nova Campo Grande

O crime foi presenciado por moradores e pelas filhas da assassina, ambas crianças

Cotidiano

VÍDEO: De norte a sul de Campo Grande, incêndios mobilizam bombeiros e incomoda moradores

Desde a manhã deste sábado, cerca de quatro incêndios em vegetação de grandes proporções foram registrados

Trânsito

Ao tentar ultrapassagem motorista bate caminhonete em carreta na MS-276

Acidente aconteceu nesta manhã de sábado entre os municípios de Batayporã e Anaurilânda

Famosos

Após crise de ciúmes de Wanessa com Luan Pereira, Dado Dolabella declara: ‘somos ex’

Wanessa Camargo usou as redes sociais para tranquilizar fãs dizendo que não houve agressão contra ela, mas confirma 'momento infeliz' com o sertanejo