Transplante de órgãos e tecidos beneficiou 109 pessoas este ano no Estado
No primeiro semestre deste ano, 109 pessoas receberam órgãos ou tecidos transplantados em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes. “Este ano já foram realizados 13 transplantes de rins e 96 de córnea”, afirma a coordenadora da central, Claire Miozzo. Conforme levantamento do Ministério da Saúde, em todo o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No primeiro semestre deste ano, 109 pessoas receberam órgãos ou tecidos transplantados em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes. “Este ano já foram realizados 13 transplantes de rins e 96 de córnea”, afirma a coordenadora da central, Claire Miozzo.
Conforme levantamento do Ministério da Saúde, em todo o País o número de transplantes cresceu 16,4% no primeiro semestre de 2010. Os dados nacionais divulgados apresentam Mato Grosso do Sul com seis doadores efetivos e doadores de órgãos implantados, porém o número leva em consideração apenas transplantes realizados através de doadores falecidos.
“O Estado tem apresentado avanço no número de doadores de órgãos e tecidos e para haver um crescimento ainda maior deve ser feito um trabalho em conjunto: primeiro com o doador, que deve deixar claro em vida que pretende doar os órgãos em caso de morte; a família deve se conscientizar em autorizar esta doação e os médicos devem participar mais com a notificação precoce de morte encefálica”, explica Claire.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes diz ainda que mesmo com o crescimento o trabalho em conjunto ainda é o ideal para que os transplantes continuem acontecendo, visto que o tempo também pode ser fator de complicação nestes casos. “A córnea, por exemplo, que é um tecido, tem que ser retirada para o transplante em até seis horas após a morte encefálica. No caso dos órgãos sólidos isso só é possível se a morte ocorrer dentro do ambiente hospitalar e sem a demora da notificação de óbito”, esclarece.
De acordo com a Central Estadual, hoje em Mato Grosso do Sul a maior demanda por doação de órgãos é para casos de rins. Em todo o Estado são 387 pessoas à espera desta modalidade de transplante. Outras 37 pessoas necessitam de doadores de córnea e 16 esperam um novo coração.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Aprovados em processo seletivo da Agraer-MS devem se apresentar na próxima semana
A apresentação de documentos é a última etapa antes da contratação
R$ 100 mil da Nota Premiada MS será dividido entre consumidores de Paranaíba e Campo Grande
São dois os sorteados com acertos de seis dezenas, que levam prêmio de R$ 50 mil
Atenção motoristas: Semáforos da Antônio Maria Coelho estão fora de funcionamento
A Agetran informou que os semáforos estão fora de funcionamento por falta de energia
Com três casos de crianças afogadas, confira orientações para evitar acidentes com água
Duas crianças morreram nos últimos dias vítimas de afogamento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.