Pular para o conteúdo
Geral

PT gaúcho reforça estratégia para que Genro vença no 1º turno

O PT e os partidos que integram a aliança em torno da candidatura do petista Tarso Genro ao governo no Rio Grande do Sul intensificam nesta semana a estratégia para tentar encerrar a eleição no primeiro turno no Estado. Desde o início dos levantamentos, Genro mantém a dianteira em todas as pesquisas de intenções de […]
Arquivo -

O PT e os partidos que integram a aliança em torno da candidatura do petista Tarso Genro ao governo no intensificam nesta semana a estratégia para tentar encerrar a eleição no primeiro turno no Estado.

Desde o início dos levantamentos, Genro mantém a dianteira em todas as pesquisas de intenções de voto. Com o passar dos meses, foi ampliando a vantagem sobre o segundo colocado, o peemedebista José Fogaça. As quatro últimas pesquisas (uma do Ibope e três do Datafolha) apontaram para a possibilidade de vitória no primeiro turno.

“Estamos sim trabalhando com a perspectiva concreta de vitória no primeiro turno e conjugando esforços para que isso aconteça”, admite o coordenador da campanha de Genro e secretário-geral do PT gaúcho, Carlos Pestana. Dentro do PT, a perspectiva começou a ser considerada com mais força desde pelo menos a metade de agosto. Foi quando ficou evidente que Genro havia conseguido ultrapassar a barreira dos 35%, que se constituem em uma espécie de índice histórico de votações no partido entre os gaúchos.

Há ainda dois outros dados das pesquisas que animam o PT gaúcho: a constatação de que, enquanto a trajetória de Genro é ascendente, a de Fogaça aponta queda, mesmo que pequena. E, ainda, o fato de que na pesquisa Datafolha realizada para medir as intenções de voto para deputado federal, mesmo que 67% dos eleitores não tenham sabido indicar um nome, entre os 15 mais citados quatro são petistas e outros dois são de partidos aliados na eleição estadual, o PSB e o PCdoB. Considerando-se a coligação em torno de Fogaça, dois peemedebistas e dois pedetistas (principal aliado do PMDB na eleição estadual) integram a lista.

Na terça-feira (21), a campanha de Genro utilizou móbiles em 25 pontos de grande concentração de pessoas em para intensificar a campanha nas ruas. Os móbiles são compostos por placas individuais cada uma com tamanho equivalente ao de uma cartolina, carregadas por militantes e que, quando movimentadas, formam o nome do candidato ou frases que integram os principais itens do plano de governo.

À noite, aconteceu uma plenária de mobilização da região Metropolitana da Capital na Igreja de Pompéia. Na manhã desta quarta-feira (22), Genro fez um café da manhã com prefeitos da região Metropolitana que apoiam sua candidatura no Mercado Público Central. Em seguida, o grupo panfletou no Centro.

Nesta quinta-feira (23) haverá outro ato, chamado de Ato pelo Pacto Republicano, no Hotel Everest. E, na sexta-feira (24) à noite, ocorrerá no Largo Glênio Peres – tradicional espaço aberto no Centro, em frente ao Mercado Público, o comício oficial de encerramento da campanha, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

Depois, até 3 de outubro, serão realizadas caminhadas nas principais vias da Capital e em grandes cidades e comícios nas cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Campo Grande registra inverno com frio abaixo da média

CPMI convida ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

Cinco bairros de Sidrolândia receberão obras de asfalto, drenagem e sinalização viária. (PMS, Divulgação)

Sidrolândia licita obras de asfalto e drenagem em cinco bairros

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Jovem que morreu afogado no rio Verde era natural da Bahia e trabalhava em empresa florestal de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Família procura por jovem desaparecido no sábado em Campo Grande

Leonardo Henrique da Silva Torres foi visto pela última vez na madrugada de sexta-feira para sábado, em um bar na região central

Brasil

BNDES lança Floresta Viva 2, que prevê R$ 100 mi para restauração e preservação de biomas

O programa terá aporte inicial de R$ 100 milhões não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES

Mundo

Vamos estabelecer em Washington DC pena de morte para assassinos, diz Trump

Trump afirmou que outras cidades poderão escolher entre adotar ou não a mesma medida

Brasil

Anvisa publica novas regras para manipulação de canetas emagrecedoras

Canetas contém medicamentos injetáveis à base de agonistas do GLP-1, como os que compõem o Ozempic, o Saxenda e o Mounjaro.