A Polícia Militar Ambiental deflagra, a partir de amanhã (meia noite), com encerramento no dia 03 de novembro às 8h, a “Operação Dia de Finados”, contando com 80% do seu efetivo que é de 352 homens.

O mês de outubro, último mês de pesca aberta, ocorre uma elevação o número de turistas de fora e da população do Estado nos rios praticando pesca. Um fator que contribuirá com este aumento é o feriado prolongado, a partir de sexta-feira. Este aumento não se dá somente por ser o último mês de pesca, mas porque os cardumes já começam a se formar e a captura é mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, afim de se prevenir a pesca predatória.

Nos casos em que não se consegue prevenir, a repressão é fundamental, especialmente, quando se prende os pescadores com pouco pescado capturado, evitando degradação dos cardumes. Neste mês de outubro foram vários pescadores presos, sendo 23 só durante a Operação Padroeira do Brasil, ocorrida durante o último feriado prolongado.

Os comandantes das 23 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. Outros crimes ambientais serão combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais.