O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, relativizou os resultados das pesquisas eleitorais em seu programa de TV no sábado à noite, enquanto sua adversária, Dilma Rousseff (PT), se centrou em propostas de combate às drogas e de investimentos em segurança.

O programa de Dilma trouxe imagens da região da cracolândia, no centro de São Paulo, com o narrador afirmando que, todos os dias, centenas de jovens, adultos e crianças se reúnem para consumir crack no local.

“O problema existe há anos. Nem prefeitura nem governo de São Paulo conseguiram encontrar, até hoje, uma solução”, acusou o narrador. Os tucanos governam o Estado há 16 anos e Serra foi governador entre 2007 e março deste ano. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) é aliado dos tucanos.

Dilma disse que, para combater o problema, era preciso articular, cada vez mais, programas de segurança na repressão e na prevenção. “Foi com esse objetivo que nosso governo criou o Pronasci, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania”, destacou.

Para a petista, esse programa, que foi criado em 2007 no governo Lula e que articula ações dos governos federal, estadual e municipal, está abrindo caminhos no combate às drogas e à violência. Para exemplificar o resultado dessa iniciativa, o programa mostrou Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, onde, de acordo com a candidata, os índices de violência teriam começado a cair.