O governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura do Parque dos Poderes, instalou 10 lombadas eletrônicas em cinco locais diferentes no Parque dos Poderes.
Devido às obras de canalização no Parque, as lombadas em frente ao posto de combustível foram desativadas. No próximo dia 06, as lombadas em frente ao prédio da Governadoria, na Avenida do Poeta, começarão a multar. As lombadas em frente ao Tribunal de Justiça, nas avenidas Desembargador Leão Neto do Carmo e Desembargador José Nunes da Cunha, vão multar a partir do dia 28 de fevereiro e a lombada em frente ao Cei Zé Du, na Avenida Projetada, multará a partir do dia 27 de fevereiro.
Esta medida pretende reduzir o abuso de velocidade dos motoristas, garantindo assim a segurança dos pedestres. Ao todo, serão instaladas 10 lombadas eletrônicas em cinco pontos diferentes, com velocidade controlada de 30km.
Para agentes condutores que trabalham no governo do Estado, a medida é boa para redução da velocidade. “Esta medida é boa para segurança das pessoas e de animais também” afirmou Antônio Borges Santos, motorista da Governadoria. “Com a redução da velocidade, os funcionários das secretárias terão mais segurança” afirmou Claudir Camilo Dias, condutor de veículos do Governo.
De acordo com o prefeito do Parque dos Poderes, Jose Carlos Alves Mira, a medida se justifica devido ao grande número de moradores nos bairros Chácara dos Poderes e Jardim Veraneio. “O fluxo de carros vem aumentando no Parque dos Poderes, principalmente pelos moradores e pelos estudantes universitários” afirmou. Próximo ao Parque dos Poderes existe a campus da Universidade Anhanguera.
Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Carlos Henrique Santos Pereira, a medida é uma forma de garantir a integridade física das pessoas e de animais silvestres. “A partir do momento que as vias do Parque dos Poderes foram sendo abertas ao público, para a prática de esportes, aumentou o fluxo de pessoas. Por isso, as lombadas eletrônicas são uma forma de garantir a segurança das pessoas. Já houve casos de atropelamentos de pessoas e também de animais. A implantação dessas lombadas reduzirá a velocidade dos veículos resguardando a vida das pessoas que circulam no Parque” destacou o diretor do Detran
A região do Parque dos Poderes é muito freqüentada nos fins de tarde por ciclistas e por pessoas que praticam esportes, principalmente atletismo. Outro fator importante é a preservação ambiental. Um grande número de animais, entre eles quatis, tatus, tamanduás, habitam a reserva do Parque do Prosa, dentro do Parque dos Poderes. “A redução da velocidade dos veículos também garantirá da segurança desses animais” afirmou Mira.