Pular para o conteúdo
Geral

Lixeiras são depredadas em praça de Corumbá

Vistoria da Secretaria Executiva de Meio Ambiente na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon, constatou atos de vandalismo, principalmente destruição de lixeiras. “É lamentável ver o quanto a população não está cuidando de seu patrimônio. Somente aqui temos latas; lixeiras que foram quebradas, amassadas e outras que até sumiram. As lixeiras foram colocadas à […]
Arquivo -

Vistoria da Secretaria Executiva de Meio Ambiente na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon, constatou atos de vandalismo, principalmente destruição de lixeiras. “É lamentável ver o quanto a população não está cuidando de seu patrimônio. Somente aqui temos latas; lixeiras que foram quebradas, amassadas e outras que até sumiram. As lixeiras foram colocadas à disposição da população, para que mantenha o local limpo, agradável de ser frequentado”, disse a este Diário a secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová de Souza Assis.

A secretária informou que as lixeiras de polietileno substituíram as antigas, que eram de material metálico. Mesmo sendo resistente, também foram depredadas pelos vândalos. “As lixeiras de polietileno, foram colocadas há um mês, integrando as ações voltadas aos festejos de aniversário da cidade. Hoje, vemos diversas delas em estado de depredação. Escolhemos as lixeiras de polietileno por serem resistentes ao sol e a chuva”, explicou Luciene.

Dados da Secretaria de Meio Ambiente mostram que o investimento para aquisição das novas lixeiras foi de R$ 15 mil. “É necessário que as pessoas tenham consciência do quanto é necessário esse investimento no setor urbano, para manter a cidade limpa e longe de sujeiras e possíveis doenças causadas com o acúmulo de lixo. Todos os dias, a coleta seletiva recolhe os resíduos e ainda cobre cada lixeira com um saco plástico. Cabe agora à população escolher se quer manter o ambiente limpo, seguro e agradável ou não”, enfatizou Luciene.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 3907-5300 para que as pessoas denunciem atos de vandalismo ao patrimônio público. Além de denúncias, a comunidade também pode solicitar que uma equipe de palestrantes visite a comunidade ou escolas, com a finalidade de conscientizar a população a cumprir seu papel de preservação.

O que diz a legislação

O Código Penal Brasileiro define o crime de dano no caput do art. 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”. No caso de “dano qualificado”, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos e multa, está elencado nos quatro incisos do parágrafo único do citado dispositivo. Sendo que o inciso III prevê a qualificadora quando o crime for cometido: “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista”.

E ainda que, para a existência do dano qualificado de que trata o inciso III, o objeto material do delito deve pertencer à União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. Portanto, quem depreda o patrimônio público está sujeito a multa e pode ser preso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Primt: quase 75% dos beneficiários do programa de inclusão ao mercado de trabalho são mulheres

Pastor é novamente flagrado de calcinha fio dental e peruca em Goiânia

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Ganhadores recebem premiação do 1º sorteio do ‘IPTU dá Prêmios’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeita Adriane Lopes

Prefeita Adriane vai recorrer contra aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Candidatos aprovados recorrem e TRT-24 pode ter que validar concurso

Mundial de Ginástica Rítmica estreia no Brasil com recorde de investimento

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Bandidos furtam moto estacionada no Jardim Antártica em 30 segundos

Proprietária parou motocicleta na calçada e adentrou residência para almoço, sendo surpreendida logo depois com o furto

Mundo

Índia e China reatam laços diante de tarifas que prejudicam perspectivas

Ambos os países enfrentaram pesadas ameaças tarifárias de Trump

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá é condenado a 31 anos de prisão em Campo Grande

Somente no plenário, Diego Pires confessou ter assassinado a própria mãe com uma pá

Brasil

CCJ do Senado aprova novo Código Eleitoral e inclui voto impresso no texto

O texto enfraquece a Lei da Ficha Limpa e a penalização da compra de votos