Pular para o conteúdo
Geral

Indígenas vão defender teses de mestrado em suas aldeias

Os mestrandos indígenas Maria de Lourdes Elias Sobrinho e Celinho Belizário serão os primeiros do Estado a defenderem suas dissertações na aldeia de origem. O evento, realizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), acontece amanhã (13), na Aldeia Terena Cachoeirinha, localizada a 14 quilômetros do município de […]
Arquivo -

Os mestrandos indígenas Maria de Lourdes Elias Sobrinho e Celinho Belizário serão os primeiros do Estado a defenderem suas dissertações na aldeia de origem. O evento, realizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), acontece amanhã (13), na Aldeia Terena Cachoeirinha, localizada a 14 quilômetros do município de . Será a primeira defesa de dissertação realizada em uma aldeia do Estado.

Ambos os trabalhos foram desenvolvidos em cima de questões de interesse da comunidade da aldeia de origem e contaram com o financiamento da Fundação Ford. Maria de Lourdes apresentará às 8h o seu trabalho intitulado “Alfabetização na língua Terena: Uma construção de sentido e significado da identidade Terena da aldeia Cachoeirinha/Miranda/MS”. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Adir Casaro Nascimento e será avaliado pelos professores Dr. José Ribamar Bessa Freire, da Universidade Federal do (UFRJ), e pelo professor, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Católica, Dr. Antonio Brand.

No período da tarde, às 13h30, é a vez do mestrando Celinho Belizário, que orientado pelo professor Dr. Antonio Brand, defende o trabalho intitulado “Projeto Político Pedagógico – A Experiência na Escola Indígena Terena ‘Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa’, na aldeia de Cachoeirinha, município de Miranda/MS”. Compõem a banca de avaliação a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dra. Marta Maria Amaral do Azevedo, e a professora da Católica, Dra. Adir Casaro Nascimento.

“Esse é um momento inédito e faz parte do esforço de aproximação da academia com as aldeias indígenas e representa uma oportunidade de diálogo entre esses dois espaços de produção de conhecimento”, comentou o professor Antonio Brand.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Influenciadora Mapoua choca ao anunciar morte do marido com foto de acidente: ‘Saudade’

Após adiar votação, vetos à LDO são analisados na sessão da Câmara de Campo Grande

Focos de incêndio são registrados na Estrada Parque em Aquidauana

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Aos 70 anos, Ademilson conquista 1º no lugar no pódio da Volta UFMS

Últimas Notícias

Polícia

Homem de 29 anos é morto à tiros de espingarda após briga em conveniência de Dourados

Vítima foi identificada como Lucas Moura Reghin, que levou três tiros de espingarda. Outros dois jovens também foram feridos.

Trânsito

Homem morre atropelado por carreta na BR-262

Testemunhas tentaram socorrer a vítima, mas o homem morreu no local do acidente

Cotidiano

Prefeitura de Campo Grande intensifica monitoramento de acessos após sites fora do ar

Administração nega ataque hacker e garante que dados não foram comprometidos

Trânsito

Motociclista colide em bezerro e morre na MS-473, em Taqurussu

Rapaz tirou a CNH em fevereiro deste ano