O alemão Michael Schumacher foi punido com a perda de dez posições no grid de largada da próxima corrida da Fórmula 1, na Bélgica, por quase ter causado um grave acidente quando tentava evitar a ultrapassagem do brasileiro Rubens Barrichello nas voltas finais do GP da Hungria, neste domingo.

O piloto da Mercedes recebeu a punição por ter dado uma fechada que quase jogou o ex-companheiro de Ferrari no muro de proteção a quatro voltas do fim da corrida. Barrichello evitou o choque e conseguiu passar o heptacampeão mundial para terminar em 10.º lugar na prova.

Schumacher perderá as 10 posições em relação ao grid definido no treino classificatório do GP da Bélgica, que será disputado no dia 29 de agosto. Em nota, a FIA explicou que o alemão “impediu de forma ilegítima o carro 9 de fazer a manobra de ultrapassagem”.

Depois da corrida deste domingo, o alemão defendeu a manobra arriscada no final da prova. “Até onde eu vi, havia espaço suficiente para ele me passar. Mas é claro que eu tentei dificultar a vida dele o máximo possível”, declarou Schumacher ao canal alemão RTL.

Além o piloto, a Mercedes será multada em US$ 50 mil por causa do incidente com o carro de Nico Rosberg nos boxes na primeira metade da prova. Um dos pneus traseiros do veículo se soltou, assim que o piloto terminou sua parada, e saltou perigosamente sobre as demais equipes.

 A confusão nos boxes gerou uma multa de igual valor à Renault. A equipe francesa liberou a saída de Robert Kubica quando o alemão Adrian Sutil, da Force India, entrava nos boxes. Os dois carros acabaram de chocando e Sutil precisou abandonar a corrida. Kubica, que chegou a ser punido com um “drive through”, desistiu da prova logo em seguida.