O Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá comemorou a passagem do Dia do Soldado com uma solenidade no quartel do 17º Batalhão de Fronteira, na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto. A data marca o nascimento do patrono do Exército, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A cerimônia durou cerca de uma hora e contou com presenças de autoridades civis e militares.

Houve ainda a incorporação de 209 recrutas. Atualmente o 17º Batalhão de Fronteira é composto por 800 militares, já a 18ª Brigada tem 230 militares. Também foram entregues condecorações a oito militares. “O soldado que hoje fez um compromisso diante da bandeira, faz parte da reserva mobilizada e isso une o Exército com a sociedade. A missão principal do Exército é a proteção da defesa externa. O soldado da região de Corumbá possui uma grande tarefa que é proteger os limites do Brasil, bem como os demais soldados do país”, destacou o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Marcelo Dutra de Oliveira.

A Ordem do Dia, do comandante Geral do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, ressaltou as qualidades do patrono do Exército Brasileiro. “Caxias foi escolhido para Patrono do Exército Brasileiro pelos seus valores, seus predicados de bravura, sua honradez, sua desambição pessoal, seu profundo amor ao Brasil e, principalmente, pela sua liderança. Buscou-se um soldado-modelo, cujos princípios não desbotassem com o tempo e servissem como referencial permanente a impulsionar as gerações que se sucederiam”, diz a carta enviada à 18ª Brigada.

Neste ano, a comemoração do Dia do Soldado em Corumbá agrega valor humanitário, que é a contribuição com a pacificação mundial. Duas tropas de militares corumbaenses embarcarão para uma missão de Paz no Haiti ainda neste mês. “A missão desses soldados vem diretamente ao encontro da celebração deste dia 25 de agosto. Hoje é o dia de Caxias, o grande pacificador Brasileiro. Esse é mais um motivo para a celebração desta data no Pantanal”, concluiu o comandante Dutra.