Pular para o conteúdo
Geral

‘Esforço de votação’ na Câmara fracassa com baixa presença

Sem acordo e com baixa presença de parlamentares, a Câmara dos Deputados não realizou votações mais uma vez nesta terça-feira (17) apesar do regime de “esforço concentrado” prometido pela Casa. Uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira (18), mas líderes já admitem que nada deverá ser votado. Com isso, três medidas provisórias podem perder […]
Arquivo -

Sem acordo e com baixa presença de parlamentares, a Câmara dos Deputados não realizou votações mais uma vez nesta terça-feira (17) apesar do regime de “esforço concentrado” prometido pela Casa. Uma nova sessão foi convocada para esta quarta-feira (18), mas líderes já admitem que nada deverá ser votado. Com isso, três medidas provisórias podem perder a validade por falta de votação.

O regime de “esforço concentrado” não foi suficiente para lotar a Câmara. Somente 319 parlamentares compareceram ao plenário nesta tarde. O número é superior ao quórum mínimo para iniciar as votações, 257 parlamentares, mas como a oposição está em obstrução, não foi possível avançar na pauta.

Durante esta terça-feira (17) por duas vezes os líderes se reuniram, mas não houve nenhum avanço. A oposição, segundo o líder do PSDB, João Almeida (BA), até aceitaria votar uma das medidas provisórias, a que deu R$ 80 bilhões ao BNDES, mas queria em troca a votação de duas Propostas de Emendas Constitucionais – uma que cria um piso salarial para policiais e bombeiros e outra que transforma em polícia penal os agentes penitenciários.

O governo, no entanto, insistiu na votação das três MPs que correm risco e o impasse não foi superado. “A realidade é que o governo é que não quer votar nada. Eles querem retomar o impossível, que seria votar as três Medidas Provisórias. A agenda legislativa de Lula acabou”, afirmou o tucano.

Uma nova sessão foi convocada para a tarde desta quarta-feira, mas os líderes governistas já admitem que não há chance de entendimento. “Ainda vai se tentar amanhã, mas eu acho que não consegue. O governo não abre mão das medidas provisórias e a oposição só quer as PECs. Então não tem acordo”, afirmou o líder do PDT, Dagoberto (MS).

Antes mesmo da última reunião de líderes, o comandante da bancada do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), já admitia o fracasso do esforço concentrado. Ele, inclusive, defende que o governo não se envolva mais no pedido de qualquer outra convocação no período eleitoral.

Se a Câmara não realizar votações até as eleições, três MPs perderão a validade. Além da que repassa recursos para o BNDES, há ainda duas relacionadas à Olimpíada de 2016, uma que trata do uso de verbas e outra sobre o organograma de organização dos Jogos.

O líder do governo disse não ver problemas. Ele afirma que além do decreto convalidando ações já feitas, é possível fazer novas MPs tratando dos temas das que perdem a validade, ainda que não se possa manter o mesmo texto.

‘Fracasso’

No esforço concentrado da Câmara, nem o próprio presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), compareceu nesta terça. Ele participou pela manhã de um debate de candidatos a vice-presidente da República em e quando chegou a no final da tarde não foi à Câmara.

Este é o segundo “esforço concentrado” durante as eleições que caminha para o fracasso. No primeiro, realizado na primeira semana de agosto, nenhum projeto de lei foi votado em plenário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios