Cerca de 19 milhões de estudantes que participaram da primeira fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem consultar na internet a relação dos classificados para a próxima etapa e os locais onde farão a prova. A segunda fase está marcada para 11 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília).

Em Mato Grosso do Sul, inscreveram-se na primeira fase 311.501 alunos, sendo 114.983 no nível 1 (6º e 7º anos); 90.523 no nível 2 (8º e 9º anos) e 105.995 no nível médio. Segundo o coordenador regional de Mato Grosso do Sul da Obmep, Celso Cardoso, para a segunda fase foram selecionados 5% do total de inscritos na primeira fase, ou seja, 15.578 alunos de MS. Nas provas da segunda etapa, os alunos vão responder de seis a oito testes discursivos, aplicados por fiscais em centros de ensino definidos pela coordenação da olimpíada.

A correção será feita por comitês compostos por professores de matemática. Desse grupo de estudantes sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil que receberão menção honrosa. Os vencedores serão anunciados em 26 de novembro.

Parceria

Promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas. A Obmep de 2010 recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Na página eletrônica da Obmep (www.obmep.org.br), estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores encontram todas as informações sobre a prova da segunda etapa. O acesso aos dados deve ser feito com o código MEC de cada escola que participa da olimpíada. Na mesma página estão a relação dos alunos por escola, locais da prova, documentos que os estudantes devem apresentar, banco de questões, programa de iniciação científica júnior e demais informações.

(Com informações do MEC)