Pular para o conteúdo
Geral

Dez ministros deixam o governo nesta quarta para disputar eleições

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um balanço das conversas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta terça-feira, 30, ao longo do dia com os ministros que deixarão o governo por conta das eleições e disse que, ao todo, dez ministros estão saindo. A conta exclui o presidente do Banco […]
Arquivo -

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um balanço das conversas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve nesta terça-feira, 30, ao longo do dia com os ministros que deixarão o governo por conta das eleições e disse que, ao todo, dez ministros estão saindo. A conta exclui o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que ainda não tomou uma decisão. Padilha informou que a nova conversa de Lula com Meirelles só deve ocorrer nesta quarta-feira, 31, depois da posse dos novos ministros, marcada para as 11 horas.

Questionado se haveria algum incômodo por parte do presidente Lula diante da indefinição de Meirelles, Padilha disse que não, porque o presidente deixa os ministros completamente à vontade na questão de disputa de cargos políticos. “O ministro que chega indeciso para conversar com o presidente, em geral, acaba ficando porque o presidente o convence”, disse.

Padilha lembrou ainda que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, vai conversar com o presidente nesta quarta às 9h, mas que ele já anunciou sua saída. Na conversa com Lula, destacou Padilha, deve ser definido o sucessor de Costa.

O ministro disse que a grande maioria, sete ministros, serão substituídos por secretários-executivos. Uma das exceções é o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que será substituído pelo presidente da Conab, Wagner Rossi. Segundo Padilha, o nome de Rossi foi o único apresentado por Stephanes e Lula avaliou como o nome mais adequado. De acordo com ele, o nome de Rossi teve o apoio não só de Stephanes, como da bancada do PMDB, inclusive do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

Outra exceção é no ministério do Desenvolvimento Social, onde Patrus Ananias será substituído pela ex-secretária-executiva Márcia Carvalho Lopes, irmã do secretário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. Padilha explicou que Márcia havia saído do ministério para uma atividade acadêmica e está retornando e a atual secretária-executiva, Arlete Sampaio, disputará as eleições para deputada distrital em .

Padilha ressaltou que a troca no comando dos ministérios não significa mudança política. “A tendência do presidente é manter a composição política do governo e optar por pessoas que estivessem no quadro do governo ou que estivessem sendo indicadas pelos ministros”, declarou Padilha.

Questionado se a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será a estrela da festa desta quarta, Padilha disse que os ministros que assumem os cargos é que serão as estrelas. “Os que saem vão brilhar em outros lugares. Na festa, quem brilha são os ministros que assumem”, disse. Apesar disso, Dilma é quem fará o discurso em nome de todos os ministros que saem. A previsão é de que, além de Dilma, apenas o presidente Lula faça uso da palavra na cerimônia desta quarta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inmet renova três alertas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul

Defensoria Pública de MS alerta tentativa de golpe e reforça que não cobra por serviços

ES: homem é preso após decapitar esposa e guardar cabeça dentro de armário

show

No mesmo camarote, Boiadeira de MS ‘passa reto’ e não nota Virgínia em show de Barretos

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Cliente acusa funcionário de furto e é agredido em conveniência de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

A vítima está em estado grave; uma mulher também foi baleada

Polícia

Homem deixa mulher e criança na estrada ao ser flagrado com droga

Ao perceber que seria preso o traficante conseguiu fugir

Polícia

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Primeira informação, da Polícia Militar, informava que a vítima havia morrido no hospital

Cotidiano

Prefeitura entrega novas viaturas e equipamentos para GCM e Defesa Civil

Os equipamentos foram entregues no final da manhã deste sábado (23)