O setor do comércio discute nesta quinta-feira (04.02) a Proposta Preliminar do Plano de Revitalização do Centro de Campo Grande. O encontro acontece, a partir das 8 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Antonio Correa, 417- Monte Líbano), com integrantes da própria CDL e Fecomércio-MS. Desde o ano passado, o segmento tem participado de forma expressiva nas reuniões realizadas pelo Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e contribuído para a elaboração do Plano que deverá ser concluído em março deste ano. Esta é a segunda reunião de 2010 feita pelos técnicos do Planurb e que retoma as discussões com entidades e representantes de diversos segmentos da sociedade O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (02.02) com o Conselho da Região Urbana do Centro.
O processo de elaboração do Plano, iniciado em março de 2009, conta com a participação de diversas instituições, entidades de classes, universidades, profissionais da área de arquitetura e engenharia, representantes das áreas cultural e do patrimônio, entre outros. Esses segmentos participaram de encontros, oficinas e seminário que contribuíram para a realização da Proposta Preliminar discutida em audiência pública, no dia 10 de novembro do ano passado.
A Proposta Preliminar elaborada pela empresa especializada Organura Planejamento & Projetos a partir desses encontros setoriais e públicos propõe cenários de revitalização para a região central considerando ações projetadas para até 20 anos. As reestruturações previstas abrangem os aspectos econômicos e socioculturais, a qualidade ambiental, o ordenamento territorial e o apoio institucional para a gestão e sustentabilidade das propostas.
De acordo com a diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia da Silva Martinez, esses encontros são importantes para as discussões finais do Plano de Revitalização do Centro e uma demonstração do processo interativo com a sociedade. “A contribuição de diversos setores, de técnicos e da população por meio das audiências públicas figura como a principal característica do processo de elaboração do Plano. Com a participação da comunidade, toda a discussão enriquece, porque ganha um leque muito grande de olhares”, comenta a titular do Planurb.
Projeto-piloto da 14 de julho
Além de modificar o centro tornando-o mais moderno e agradável de ser visitado, maior segurança, conforto, comodidade, atração cultural, estacionamento, acessibilidade, dinamismo com a diversificação de horário do comércio (inclusive noturno) foram alguns dos itens apresentados como necessários durante as discussões. Entre as questões destacadas estão a criação de opções de lazer, circuitos culturais e gastronômicos e a revitalização de prédios para se transformarem em atrativos culturais e turísticos.
O Plano inclui a revitalização da Zeic – centro (Zona de Interesse Cultural do Centro), área que inclui o quadrilátero das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Ernesto Geisel, Mato Grosso e rua Rui Barbosa, envolvendo mais de 240 quadras. A rua 14 de Julho – entre as ruas Barão do Rio Branco e Dom Aquino, a partir das propostas discutidas, terá um projeto-piloto que irá priorizar o pedestre com uma nova estruturação da via que ganhará calçadões – com a retirada do estacionamento e dos ônibus neste trecho – espaços menores para a passagem de veículos motorizados e intervenções moderadoras do tráfego que vão desestimular o uso do carro na via.
Essa proposta apresentada leva em consideração o crescimento da cidade de 1.4% ao ano, em contrapartida com a taxa de motorização de 5.4% ao ano, quase cinco vezes maior. Segundo a diretora do Planurb, o Plano Local não é uma proposta dissociada do PDTMU (Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana), que tem como base inibir o transporte motorizado de forma individual, tendo o pedestre como prioridade no trânsito, a acessibilidade e a melhoria da mobilidade urbana.
O Plano Local possui um site que pode ser acessado pelo Portal da Prefeitura de Campo Grande (www.pmcg.ms.gov.br/centro) ou ainda no site de notícias (www.cgnoticias.ms.gov.br). Nesses endereços, o interessado em conhecer mais sobre o processo de elaboração do documento poderá obter informações detalhadas das agendas, debates, discussões e notícias.