Pular para o conteúdo
Geral

Brasileiros são os mais barrados em aeroportos da Europa no 1º trimestre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Comissão Europeia, Jose Manual Barroso, não perdem a oportunidade de declarar que Brasil e União Europeia (UE) são aliados. Mas, nas fronteiras, a realidade é diferente. Dados da Frontex – agência europeia de controle de fronteiras – mostram que, no primeiro trimestre de 2010, […]
Arquivo -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Comissão Europeia, Jose Manual Barroso, não perdem a oportunidade de declarar que Brasil e União Europeia (UE) são aliados. Mas, nas fronteiras, a realidade é diferente. Dados da Frontex – agência europeia de controle de fronteiras – mostram que, no primeiro trimestre de 2010, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos da Europa. Segundo a agência, 25.400 estrangeiros tiveram entrada rejeitada entre janeiro e março – número menor que o de trimestres anteriores, provavelmente pela crise na zona do euro. Deles, 1.842 eram brasileiros – 6,3% a mais que no final de 2009.

 O volume só perde para o total de ucranianos barrados, que chega a 5 mil. Estes, porém, não são obrigados a tomar aviões – até andando podem tentar cruzar a fronteira de seu país com a UE. Para os europeus, os brasileiros barrados não deram garantias de que voltariam ao País e eram suspeitos de tentar entrar de forma irregular. Muitos deportados, no entanto, têm versões diferentes.

 Assim como outras nacionalidades, os brasileiros também reduziram suas viagens à Europa no auge da crise. Há um ano, eram 2,2 mil detidos. Mas, naquele momento, cidadãos russos e georgianos, além dos ucranianos, eram em maior número. Segundo a Frontex, os dados se justificam pela distância entre Brasil e Europa. Se africanos podem tentar entrar por barco e a cidadãos do leste europeu basta pegar um carro, os brasileiros precisam do avião. Mesmo assim, os vetos a brasileiros superam os de nigerianos, chineses e indianos.

Sem visto.

 Oficialmente, não é preciso visto para um brasileiro entrar na Europa. Mas, com políticas imigratórias cada vez mais restritas, a UE e seus 27 países vêm endurecendo os controles em fronteiras e aeroportos. No caso dos brasileiros, a instrução dada aos policiais aduaneiros é a de pedir provas de que têm dinheiro, hotel para ficar e, principalmente, passagem de volta. Nos últimos anos, a diplomacia brasileira tem se queixado da situação e solicitado que cidadãos sejam tratados com dignidade até a deportação. Fontes do Itamaraty contaram ao Estado que a pressão continua sendo feita. “O tema de imigração sempre surge nas reuniões com a UE”, resume um experiente negociador brasileiro na Europa. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Primt: quase 75% dos beneficiários do programa de inclusão ao mercado de trabalho são mulheres

Pastor é novamente flagrado de calcinha fio dental e peruca em Goiânia

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Ganhadores recebem premiação do 1º sorteio do ‘IPTU dá Prêmios’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeita Adriane Lopes

Prefeita Adriane vai recorrer contra aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79

Paranhos decreta situação de emergência e famílias são abrigadas em escola após tempestade

Candidatos aprovados recorrem e TRT-24 pode ter que validar concurso

Mundial de Ginástica Rítmica estreia no Brasil com recorde de investimento

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Bandidos furtam moto estacionada no Jardim Antártica em 30 segundos

Proprietária parou motocicleta na calçada e adentrou residência para almoço, sendo surpreendida logo depois com o furto

Mundo

Índia e China reatam laços diante de tarifas que prejudicam perspectivas

Ambos os países enfrentaram pesadas ameaças tarifárias de Trump

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá é condenado a 31 anos de prisão em Campo Grande

Somente no plenário, Diego Pires confessou ter assassinado a própria mãe com uma pá

Brasil

CCJ do Senado aprova novo Código Eleitoral e inclui voto impresso no texto

O texto enfraquece a Lei da Ficha Limpa e a penalização da compra de votos