Autoridades eleitorais do Haiti anunciaram nesta quarta-feira (8) que o candidato governista Jude Celestin disputará o segundo turno da eleição presidencial com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. Segundo dados oficiais, Manigat teve 31% dos votos e Celestin, 22%. O cantor pop Michel Martelly obteve 21% e ficou fora da disputa.
Violentos protestos foram registrados na capital, Porto Príncipe, logo após o anúncio dos resultados. Muitos observadores estrangeiros afirmaram ter havido irregularidades na votação do dia 28 de novembro. Doze dos 18 candidatos, incluindo Manigat e Martelly, acusaram o presidente René Préval de favorecer seu candidato, Celestin. O segundo turno será realizado no dia 16 de janeiro.
Segundo relatos locais, o clima nas ruas da capital ficou tenso, e tiros puderam ser ouvidos. Após o anúncio, barricadas com pneus em chamas foram montadas nas ruas e simpatizantes de Martelly atiraram pedras em adversários.
Os problemas na votação geram temores de mais violência no país, que luta para se recuperar do terremoto que matou mais de 250 mil pessoas em janeiro e ainda enfrenta uma epidemia de cólera, que já deixou mais de 2 mil mortos.