O atleta paralímpico, campo-grandense Yeltsin Jacques, conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11 (para atletas com deficiência visual) no Mundial Paralímpico de Atletismo realizado em Nova Déli, na Índia, na manhã desta terça-feira (30).
Nesta segunda, Yeltsin já tinha levado a prata nos 5.000 metros classe T11, abrindo oficialmente o ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. “Tivemos alguns desafios, como a distância, fuso horário, questão cultural. Aqui o clima é bem diferente do que estamos acostumados, muito poluído. Aqui o calor é diferente, com um sol que arde mais e a poluição pesa bastante”, disse o atleta.
“É o primeiro grande evento do ciclo Los Angeles, então com certeza isso mostra que estamos bem preparados e condicionados rumo ao Campeonato Paralímpico. Ainda teremos o Parapan-Americanos no meio do caminho. Desde 2013 participo de mundiais adultos, este é o sexto e sigo construindo história para o Brasil no esporte paralímpico. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz”, destacou.
Com o resultado, Yeltsin chega ao seu sexto Campeonato Mundial somando agora seis medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.