O São Paulo se mostrou, mais uma vez, confortável fora de casa na Libertadores e venceu o Alianza Lima por 2 a 0 nesta terça-feira, em jogo da quarta rodada do Grupo D. Dessa forma, encerrou seus compromissos como visitante na primeira fase do com 100% de aproveitamento, algo que nunca havia conseguido fazer em sua vitoriosa história no torneio continental.
Na liderança, com dez pontos, os são-paulinos têm agora dois compromissos no MorumBis, contra Libertad-PAR e Talleres-ARG, que se enfrentam na quinta-feira. A classificação às oitavas de final ainda não está garantida, mas pode vir caso a equipe paraguaia – vice-líder, com seis pontos – perca o duelo para o time argentino. O Alianza Lima é o terceiro, com quatro, e ainda tem chances de avançar.
Antes de voltar a se preocupar com a Libertadores, contudo, o time comandado por Luis Zubeldía tem pela frente um clássico com o Palmeiras, marcado para as 17h30 de domingo, 11, em Barueri.
O São Paulo viveu momentos ruins no início da partida. Com Matheus Alves apagado na função de criador no meio de campo, o time tricolor atacava na base de cruzamentos pouco efetivos em direção à área e dava espaço na defesa para o Cerro levar perigo, liderado pelo experiente Paolo Guerrero, que já cruzou o caminho são-paulino com as camisas de Corinthians, Inter e Flamengo.
Depois de algum tempo de pouca bola no pé e transições fracassadas, a equipe de Zubeldía contou com uma bola mal afastada pelo adversário para abrir o placar. Um chutão pra cima deu a oportunidade de Matheus Alves tocar de cabeça para dentro da área, onde André Silva estava bem posicionado para chutar de primeira e marcar.
O Alianza Lima caiu muito de rendimento após e deu espaços para o São Paulo construir mais jogadas perigosas, especialmente pela faixa central. Matheus Alves poderia ter ampliado, quando estava de frente para o gol vazio e recebeu cruzamento, mas tentou fazer de peito, quase em cima da linha, e sequer acertou a bola. Ferreirinha chegou a marcar, porém estava impedido.
O São Paulo começou bem o segundo tempo e viu a situação ficar ainda mais favorável perto dos 25 minutos, quando o Alianza Lima teve o zagueiro Garcés expulso por puxar Lucas Moura, que havia saído do banco há pouco tempo e avançava com o campo livre pela frente.
Com um a mais e seu astro em campo, o time tricolor ampliou o volume ofensivo, mas empilhava erros nas conclusões das jogadas. André Silva, aos 44 minutos, colocou fim à série de decisões equivocadas e marcou o segundo gol para definir a vitória, após receber passe de Luciano.
FICHA TÉCNICA
ALLIANZA LIMA 0 X 2 SÃO PAULO
ALLIANZ LIMA – Viscarra; Huamán, Garcés, Noriega e Trauco; Jesús Castillo (Lagos), Gaibor e Lavandeira (Cari); Quevedo (Delgado), Paolo Guerrero (Barcos) e Eryc Castillo. Técnico: Néstor Gorosito.
SÃO PAULO – Rafael; Ferrarei, Alan Franco, Ruan e Enzo Díaz; Marcos Antônio (Bobadilla), Alisson e Matheus Alves (Lucas Moura); Cédric Soares (Lucas Ferreira), André Silva e Ferreirinha (Luciano). Técnico: Luis Zubeldía.
GOLS – André Silva, aos 36 minutos do primeiro tempo, e aos 44 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Andrés Matonte (URU).
CARTÕES AMARELOS – Alan Franco, Ferraresi, Trauco e Jesús Castillo.
CARTÃO VERMELHO – Garcês.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (PER).