Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo ‘exorciza’ fantasma dos pênaltis diante de 57 mil e avança às quartas da Libertadores

Equipe fez valer a festa que os torcedores fizeram desde fora do estádio
Agência Estado -
Instagram/SPFC

O levou um susto, mas avançou às quartas de final da Libertadores. A equipe paulista empatou por 1 a 1 com o Nacional, nesta terça-feira no MorumBis. Assim como na Copa do Brasil, em que foi eliminado nos pênaltis para o , os são-paulinos decidiram a vaga nas penalidades. Desta vez, o desfecho foi comemorado.

A equipe fez valer a festa que os torcedores fizeram desde fora do estádio até as arquibancadas. A pressão inicial resultou na vantagem, com André Silva, o que se converteu em tranquilidade para os são-paulinos. O Atlético Nacional não conseguia criar como fez na ida e, mesmo quando levou perigo, encontrou uma defesa tricolor bem postada.

Os colombianos, porém, reverteram o equilíbrio a partir do fim do primeiro tempo e mantiveram a pressão na segunda etapa. Morelos, que perdeu um gol na pequena área, redimiu-se convertendo pênalti, que levou quase cinco minutos para ser confirmado.

A tônica do jogo já era totalmente diferente do jogo de Medellín nos primeiros toques na bola. André Silva, que lá havia ficado isolado, construiu jogada que quase culminou no gol são-paulino. Os zagueiros do Atlético Nacional mandaram para escanteio.

O próprio André Silva, então, fez questão de marcar. Após a cobrança curta, o cruzamento de Cédric parecia cruzar a área inofensivamente, mesmo com um leve desvio de Alan Franco. Foi quando atacante, caindo enquanto corria enrolado com o marcador, cabeceou para o gol exposto.

Era a tranquilidade que o São Paulo precisava para fazer o Atlético Nacional ter de se lançar ao ataque e dar espaços para o time tricolor. Foram os são-paulinos, porém, que predominaram com a posse. O trio Bobadilla, Marcos Antônio e Rodriguinho estava ‘azeitado’ para conter ou acelerar o jogo conforme convinha aos mandantes.

Apenas no fim do primeiro tempo que o Atlético Nacional demonstrou que poderia reagir. O São Paulo passou a se defender ainda mais e conseguiu conter o adversário até o intervalo.

O segundo tempo manteve-se no mesmo tom. A equipe colombiana, que continuava pressionando alto, impunha dificuldade à saída dos mandantes. Não por acaso, já com 12 minutos da segunda etapa, a torcida já pedia pela entrada de Lucas.

Hernán Crespo ouviu os torcedores, que, mais do que 12º jogador, pareciam ser ouvidos como auxiliares. O camisa 7 nem teve chance de melhorar o time quando um possível pênalti em Hinestroza aumentou a tensão.

O árbitro Maximiliano Ramirez demorou até finalmente ir à cabine do VAR analisar o lance. Veio a confirmação após quase cinco minutos. Depois de duas cobranças perdidas por Cardona em Medellín, Morelos conseguiu passar por Rafael e empatou.

O gol foi seguido por uma confusão que gerou cartões amarelos para Ferraresi e Cardona. O colombiano, já advertido antes, foi expulso. Essa nova paralisação também durou quase cinco minutos

Crespo reagiu com Ferreirinha. O São Paulo, contudo, tinha dificuldade para emplacar as ações ofensivas. A partida passou a ficar física e mais disputada no meio de campo até o apito final

Lucas, Luciano, Enzo Díaz e Cédric acertaram suas cobranças para o São Paulo, enquanto Marcos Antônio perdeu.

Campuzano, Marlos Moreno, Tesillo converteram para o Atlético Nacional. Hinestroza desperdiçou, e Uribe parou em defesa de Rafael.

As datas-base das quartas de final da Libertadores estão previstas para as semanas de 16 e 23 de setembro. O São Paulo enfrentará Botafogo ou LDU, que definem a classificação na quinta-feira. Os cariocas têm vantagem de 1 a 0 do jogo de ida, no Rio.

No domingo, o São Paulo volta a campo, pelo . O adversário será o Atlético-MG, no MorumBis, às 20h30.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 (4) X (3) 1 ATLÉTICO NACIONAL

SÃO PAULO – Rafael; Ferraresi, Alan Franco (Henrique Carmo) e Sabino; Cédric, Bobadilla, Marcos Antônio, Rodriguinho (Lucas) e Enzo Díaz; Luciano e André Silva (Ferreirinha). Técnico: Hernán Crespo.

ATLÉTICO NACIONAL – Ospina; Andrés Roman, Arias, Tesillo e Camilo Candido; Campuzano, Zapata (Uribe) e Cardona; Hinestroza, Marlos Moreno (Juan Bauza) e Morelos. Técnico: Javier Gandolfi.

GOLS – André Silva, aos 2 minutos do primeiro tempo; Morelos, aos 24 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Maximiliano Ramirez (ARG).

CARTÕES AMARELOS – Cédric, Ferraresi e Alan Franco (São Paulo); Zapata e Campuzano (Atlético Nacional).

CARTÃO VERMELHO – Cardona (Atlético Nacional).

PÚBLICO – 57.461 pagantes.

RENDA – R$ 3.851.690,00.

LOCAL – MorumBis, em São Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Avião sem identificação da Força Aérea dos EUA pousa em Guarulhos

Fábio vira jogador com mais partidas disputadas no futebol mundial

Carro bate em barranco e idoso morre em estrada vicinal

EUA aceitam consulta do Brasil na OMC, mas alegam “segurança nacional”

Notícias mais lidas agora

Justiça marca audiência para ouvir despachante foragido e ex-servidor do Detran-MS por fraudes

‘Superfederação’ União Progressista oficializa Tereza Cristina como presidente em MS

VÍDEO: galpões, casas e maquinários ficam destruídos com temporal na região de fronteira

Identificados os três trabalhadores mortos em obra de silo

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: queima de fios de cobre causa grande incêndio em mata no Silvia Regina

Viu o momento em que um homem, em situação de rua, teria ateado fogo no local

Cotidiano

VÍDEO: galpões, casas e maquinários ficam destruídos com temporal na região de fronteira

O temporal aconteceu na zona rural e áreas indígenas

Esportes

Fortaleza perde para o Vélez Sarsfield na Argentina e está eliminado da Libertadores

A eliminação amplia o cenário de instabilidade vivido pelo Fortaleza em 2025

Trânsito

VÍDEO: imagens mostram momento em que motociclista é retirado de córrego

Ele foi atendido consciente, desorientado e sem suspeita de fraturas