Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo anuncia retorno de Hernán Crespo até fim de 2026

Crespo volta ao Tricolor após quatro anos, para substituir conterrâneo Luis Zubeldía
Gustavo Henn -
Crespo retorna ao Tricolor após 4 anos. (Foto: Instagram/Reprodução)

O confirmou, nesta quarta-feira (18), a volta do argentino Hernán Crespo ao clube, contratado para substituir seu conterrâneo Luis Zubeldía, que pediu demissão na última segunda-feira (16). O técnico assinou contrato até o fim de 2026 e deve treinar a equipe na volta das “férias” que o elenco recebeu durante a Copa do Mundo de Clubes.

Entre os fatores que colaboraram na escolha de Crespo, estão a identificação com o time, já que teve uma importante passagem pelo São Paulo em 2021, quando encerrou o jejum de oito anos sem títulos, com a conquista do Paulistão. Além disso, ele estava livre no mercado e dentro das realidades financeiras do clube.

O Tricolor tinha uma dívida com o treinador de cerca de R$ 3 milhões, referente justamente a sua saída em 2021, mas que deve ser paga junto aos salários dele.

Ele chega após trabalho vitorioso no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, onde foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia na temporada 23/24, eliminando Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, e o até então invicto Al-Hilal de Jorge Jesus, que entrou pra história ao vencer 34 jogos seguidos. A sequência vitoriosa foi encerrada justamente contra o time de Crespo, que fez 4 a 2 no primeiro jogo da semifinal.

Pelo São Paulo, foram 53 partidas, 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas, além do título do Campeonato Paulista.

Primeira passagem

Em 2021, Crespo chegou ao São Paulo após vencer a Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, da Argentina. Ele substituiu Fernando Diniz, demitido após decaída no Brasileirão, onde liderava e era candidato ao título, mas “perdeu o gás” no fim do torneio.

O argentino fez um ótimo trabalho no Campeonato Paulista, considerado muito importante pela diretoria na época, principalmente por ser o troféu mais acessível para encerrar a seca de títulos. Em seus primeiros dez jogos, teve aproveitamento de 83,33%, melhor início do clube no século.

Após liderar na fase de grupos e chegar à final, enfrentou o rival , atual campeão da Libertadores na época, e venceu por 2 a 0. No entanto, a insana frequência de jogos e prioridade da competição fez vários jogadores se lesionarem e rendeu muitas críticas aos preparadores físicos.

No Brasileirão, o cenário foi diferente, e a equipe só venceu pela primeira vez na décima rodada. Brigando na parte debaixo da tabela, além de eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, ambas nas quartas de finais, o treinador foi demitido.

2021 x 2025: o que muda?

Crespo deve encontrar o São Paulo em uma situação semelhante à que resultou em sua demissão. O time se encontra na parte inferior da tabela do , com 12 pontos e apenas 2 vitórias em 12 rodadas.

Além disso, sofre de um mesmo problema: lesões. É verdade que a parada para a Copa do Mundo de Clubes pode ajudar na recuperação de importantes jogadores, como Lucas, Oscar e Ferreirinha. Durante a temporada, além desses, Pablo Maia, Luiz Gustavo, Marcos Antônio, Ruan e Calleri desfalcaram o time.

Porém, este ano, conta com um elenco mais completo, que, mesmo com as lesões, pode ser competitivo. Ele também tem à disposição uma geração vitoriosa das categorias de base, atual campeã da Copinha. Em 2021, ele fez muito uso de jogadores formados em Cotia, como Luan, Liziero, Wellington, Talles Costa e Marquinhos.

Nas copas, chega com o Tricolor classificado às oitavas, com confrontos acessíveis. Na Libertadores, enfrenta o Nacional (COL) e decide em casa, enquanto na Copa do Brasil pegou um dos únicos adversários da Série B, o Athletico-PR, com jogo de volta na casa do rival.

Sonho realizado

Hernán Crespo, que sempre demonstrou muito respeito e carinho pelo São Paulo, chegou até a ter a frase “Donde no llegan las pernas, va llegar el corazón” (aonde não chegam as pernas, vai chegar o coração) estampada no vestiário do clube.

Além disso, como dirigiu o time em 2021, durante a pandemia da Covid-19, não pôde ver a torcida são-paulina comparecer ao estádio. Em 2022, em entrevista à ESPN, afirmou ter o desejo de voltar ao clube e o sonho de ver o MorumBIS lotado.

“Nunca vou falar que meu capítulo no São Paulo está encerrado. São Paulo ficou dentro do meu coração. Não sei o que a vida reserva, o que pode acontecer, se vou voltar ao Brasil em outro time. Eu não sei. Mas com certeza vou voltar a caminhar pelo Morumbi. Não sei em qual situações, se como treinador ou como fã no meio da torcida. Mas tenho dentro de mim um sonho que é poder estar ali e ver o Morumbi lotado”, afirmou o treinador.

Esse sonho, inclusive, pode ser realizado logo de cara. Isso porque o primeiro jogo do São Paulo em casa, após a pausa do Mundial, é contra o Corinthians, no dia 19 de julho.

Em clássicos paulistas, como o Majestoso, só é permitida a entrada da torcida mandante, e, por isso, mais de 60 mil são-paulinos poderão comparecer ao MorumBIS para apoiar o time e realizar o sonho do novo comandante.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas

Brasil

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Corpo foi encontrado em decomposição