Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo anuncia retorno de Hernán Crespo até fim de 2026

Crespo volta ao Tricolor após quatro anos, para substituir conterrâneo Luis Zubeldía
Gustavo Henn -
Crespo retorna ao Tricolor após 4 anos. (Foto: Instagram/Reprodução)

O confirmou, nesta quarta-feira (18), a volta do argentino Hernán Crespo ao clube, contratado para substituir seu conterrâneo Luis Zubeldía, que pediu demissão na última segunda-feira (16). O técnico assinou contrato até o fim de 2026 e deve treinar a equipe na volta das “férias” que o elenco recebeu durante a Copa do Mundo de Clubes.

Entre os fatores que colaboraram na escolha de Crespo, estão a identificação com o time, já que teve uma importante passagem pelo São Paulo em 2021, quando encerrou o jejum de oito anos sem títulos, com a conquista do Paulistão. Além disso, ele estava livre no mercado e dentro das realidades financeiras do clube.

O Tricolor tinha uma dívida com o treinador de cerca de R$ 3 milhões, referente justamente a sua saída em 2021, mas que deve ser paga junto aos salários dele.

Ele chega após trabalho vitorioso no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, onde foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia na temporada 23/24, eliminando Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, e o até então invicto Al-Hilal de Jorge Jesus, que entrou pra história ao vencer 34 jogos seguidos. A sequência vitoriosa foi encerrada justamente contra o time de Crespo, que fez 4 a 2 no primeiro jogo da semifinal.

Pelo São Paulo, foram 53 partidas, 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas, além do título do Campeonato Paulista.

Primeira passagem

Em 2021, Crespo chegou ao São Paulo após vencer a Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, da Argentina. Ele substituiu Fernando Diniz, demitido após decaída no Brasileirão, onde liderava e era candidato ao título, mas “perdeu o gás” no fim do torneio.

O argentino fez um ótimo trabalho no Campeonato Paulista, considerado muito importante pela diretoria na época, principalmente por ser o troféu mais acessível para encerrar a seca de títulos. Em seus primeiros dez jogos, teve aproveitamento de 83,33%, melhor início do clube no século.

Após liderar na fase de grupos e chegar à final, enfrentou o rival , atual campeão da Libertadores na época, e venceu por 2 a 0. No entanto, a insana frequência de jogos e prioridade da competição fez vários jogadores se lesionarem e rendeu muitas críticas aos preparadores físicos.

No Brasileirão, o cenário foi diferente, e a equipe só venceu pela primeira vez na décima rodada. Brigando na parte debaixo da tabela, além de eliminações na Libertadores e Copa do Brasil, ambas nas quartas de finais, o treinador foi demitido.

2021 x 2025: o que muda?

Crespo deve encontrar o São Paulo em uma situação semelhante à que resultou em sua demissão. O time se encontra na parte inferior da tabela do , com 12 pontos e apenas 2 vitórias em 12 rodadas.

Além disso, sofre de um mesmo problema: lesões. É verdade que a parada para a Copa do Mundo de Clubes pode ajudar na recuperação de importantes jogadores, como Lucas, Oscar e Ferreirinha. Durante a temporada, além desses, Pablo Maia, Luiz Gustavo, Marcos Antônio, Ruan e Calleri desfalcaram o time.

Porém, este ano, conta com um elenco mais completo, que, mesmo com as lesões, pode ser competitivo. Ele também tem à disposição uma geração vitoriosa das categorias de base, atual campeã da Copinha. Em 2021, ele fez muito uso de jogadores formados em Cotia, como Luan, Liziero, Wellington, Talles Costa e Marquinhos.

Nas copas, chega com o Tricolor classificado às oitavas, com confrontos acessíveis. Na Libertadores, enfrenta o Nacional (COL) e decide em casa, enquanto na Copa do Brasil pegou um dos únicos adversários da Série B, o Athletico-PR, com jogo de volta na casa do rival.

Sonho realizado

Hernán Crespo, que sempre demonstrou muito respeito e carinho pelo São Paulo, chegou até a ter a frase “Donde no llegan las pernas, va llegar el corazón” (aonde não chegam as pernas, vai chegar o coração) estampada no vestiário do clube.

Além disso, como dirigiu o time em 2021, durante a pandemia da Covid-19, não pôde ver a torcida são-paulina comparecer ao estádio. Em 2022, em entrevista à ESPN, afirmou ter o desejo de voltar ao clube e o sonho de ver o MorumBIS lotado.

“Nunca vou falar que meu capítulo no São Paulo está encerrado. São Paulo ficou dentro do meu coração. Não sei o que a vida reserva, o que pode acontecer, se vou voltar ao Brasil em outro time. Eu não sei. Mas com certeza vou voltar a caminhar pelo Morumbi. Não sei em qual situações, se como treinador ou como fã no meio da torcida. Mas tenho dentro de mim um sonho que é poder estar ali e ver o Morumbi lotado”, afirmou o treinador.

Esse sonho, inclusive, pode ser realizado logo de cara. Isso porque o primeiro jogo do São Paulo em casa, após a pausa do Mundial, é contra o Corinthians, no dia 19 de julho.

Em clássicos paulistas, como o Majestoso, só é permitida a entrada da torcida mandante, e, por isso, mais de 60 mil são-paulinos poderão comparecer ao MorumBIS para apoiar o time e realizar o sonho do novo comandante.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas; empresa diz que não há feridos

Filho de Eliza Samudio é convocado para Seleção Brasileira sub-15

‘Wi-Fi’: operação fiscaliza pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica em Campo Grande

De graça, Semana do Yoga promove diversas atividades a partir deste sábado

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

Idosa é socorrida com fratura na perna após carro bater contra árvore na BR-262

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente fatal mata um e deixa dois feridos na BR-463

O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira

Cotidiano

Azul confirma suspensão de voos na Piracema e operações em Corumbá só retornam em 2026

Segundo a companhia, a mudança nos voos "faz parte de um processo normal e programado de ajuste de mercado"

Polícia

Vigilante saiu mais cedo do serviço e usou arma funcional para tentar matar a esposa em MS

A mulher foi socorrida com vida em estado grave

Cotidiano

Feriado em dia útil só no fim do ano? Confira se MS terá mais folgas até dezembro

Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quarta-feira), é o próximo feriado em dia útil e depois só o Natal