Pular para o conteúdo
Esportes

Poatan é colocado contra parede por Ankalaev e perde reinado nos meio-pesados no UFC

Após três defesas de cinturão bem-sucedidas, o brasileiro cedeu ao ímpeto de Magomed Ankalaev
Agência Estado -
Alex Poatan foi superado pelo russo Magomed Ankalaev | (Divulgação UFC)

Chegou ao fim o primeiro reinado de Alex Poatan nos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC). Após três defesas de cinturão bem sucedidas, o brasileiro cedeu ao ímpeto de Magomed Ankalaev – que não perde na organização desde 2018 – e não conseguiu impor o seu ritmo no octógono, sendo derrotado por decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 49-46) ao final de cinco rounds na luta principal do UFC 313 neste sábado.

Com o resultado, Ankalaev assume o cinturão dos meio-pesados e chega às 12ª vitória consecutiva na organização. Desde que chegou ao UFC, o russo já havia derrotado os brasileiros Klidson Abreu, Thiago Marreta e Johnny Walker. Esta é a primeira vez que Ankalaev leva o cinturão para casa em sua carreira.

Poatan chegou com status de popstar e ídolo na lotada T-Mobile Arena, em Las Vegas. Ao ser anunciado no combate, Bruce Buffer, locutor oficial, utilizou o termo “the one, the only” (“o único”, em tradução livre) para se referir ao lutador brasileiro Apenas Jon Jones e Connor McGregor já haviam recebido esse título ao longo dos anos.

No octógono, o favoritismo do brasileiro não se mostrou presente Desde o primeiro round, o que se viu em Nevada foi uma luta presa. Poatan apostou nos chutes baixos no primeiro round, mas viu Ankalaev crescer ao longo do combate, colocando o então campeão contra a grade e ganhando na visão dos juízes. No segundo , ao acertar um na esquerda, Ankalaev quase finalizou o combate, e Poatan precisou buscar uma luta agarrada para continuar vivo.

Ankalaev ditou o ritmo do combate também no terceiro e quarto rounds. Tentou levar a luta ao chão, que é uma de suas especialidades, mas Poatan defendeu as quedas. Como resultado, o russo levou a luta para as grades, dominando o brasileiro – até a intervenção do árbitro para paralisar o combate no quarto assalto. Poatan só conseguiu se desvencilhar de Ankalaev no último segundo do round.

No quinto e derradeiro assalto, ambos se abriram mais ao combate, acertando duros golpes. Poatan apostou nos chutes altos e nos jabs para quebrar a defesa do russo, já que estava perdendo a luta pela decisão dos juízes. Vendo a superioridade do brasileiro nesse assalto, Ankalaev tentou levar novamente o combate ao solo, mas não surtiu efeito.

Após cinco rounds, Ankalaev foi superior na visão dos juízes em Nevada. “Sabia que seria uma guerra. Toda luta para mim é uma guerra. Essa era nossa estratégia, sabia do estilo de jogo dele, colocando contra a grade. Mas colocar a grade e (os juízes) darem a vitória para ele, influencia a fazerem um jogo desses”, afirmou Poatan, ainda no octógono.

Ao Estadão, antes da luta, Poatan recusou a ideia de mudar de categoria, para os pesados – o que possibilitaria um embate com Jon Jones. Caso se mantenha nos meio-pesados, uma revanche com Ankalaev, ainda neste ano, não está descartada – semelhante ao que ocorreu com Israel Adesanya, em que se enfrentaram em um curto espaço de tempo, entre 2022 e 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

simone

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

paçoqueiros vendedores de paçoca vendedor porco

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

María Antonieta, a Chiquinha de ‘Chaves’, cai de escada após internação

Últimas Notícias

Cotidiano

De aferição de pressão arterial a vacinação, Corumbá recebe ação noturna de saúde nesta quarta-feira

A ação acontecerá na unidade de Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha 1

Cotidiano

Com descontos de até 70%, Prefeitura de Dourados inicia 3ª etapa do Refis

O prazo para adesão encerra-se no dia 30 de setembro

Cotidiano

Setembro verde: Mais de 250 pessoas esperam por transplantes de órgãos em MS

Dados constam na lista de espera por transplantes de órgãos do Ministério da Saúde

Cotidiano

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Considerando a proporção de inserções em relação ao total de mulheres em idade fértil, Dourados ocupa a primeira posição no Brasil.