Pular para o conteúdo
Esportes

Poatan é colocado contra parede por Ankalaev e perde reinado nos meio-pesados no UFC

Após três defesas de cinturão bem-sucedidas, o brasileiro cedeu ao ímpeto de Magomed Ankalaev
Agência Estado -
Alex Poatan foi superado pelo russo Magomed Ankalaev | (Divulgação UFC)

Chegou ao fim o primeiro reinado de Alex Poatan nos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC). Após três defesas de cinturão bem sucedidas, o brasileiro cedeu ao ímpeto de Magomed Ankalaev – que não perde na organização desde 2018 – e não conseguiu impor o seu ritmo no octógono, sendo derrotado por decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 49-46) ao final de cinco rounds na luta principal do UFC 313 neste sábado.

Com o resultado, Ankalaev assume o cinturão dos meio-pesados e chega às 12ª vitória consecutiva na organização. Desde que chegou ao UFC, o russo já havia derrotado os brasileiros Klidson Abreu, Thiago Marreta e Johnny Walker. Esta é a primeira vez que Ankalaev leva o cinturão para casa em sua carreira.

Poatan chegou com status de popstar e ídolo na lotada T-Mobile Arena, em Las Vegas. Ao ser anunciado no combate, Bruce Buffer, locutor oficial, utilizou o termo “the one, the only” (“o único”, em tradução livre) para se referir ao lutador brasileiro Apenas Jon Jones e Connor McGregor já haviam recebido esse título ao longo dos anos.

No octógono, o favoritismo do brasileiro não se mostrou presente Desde o primeiro round, o que se viu em Nevada foi uma luta presa. Poatan apostou nos chutes baixos no primeiro round, mas viu Ankalaev crescer ao longo do combate, colocando o então campeão contra a grade e ganhando na visão dos juízes. No segundo , ao acertar um na esquerda, Ankalaev quase finalizou o combate, e Poatan precisou buscar uma luta agarrada para continuar vivo.

Ankalaev ditou o ritmo do combate também no terceiro e quarto rounds. Tentou levar a luta ao chão, que é uma de suas especialidades, mas Poatan defendeu as quedas. Como resultado, o russo levou a luta para as grades, dominando o brasileiro – até a intervenção do árbitro para paralisar o combate no quarto assalto. Poatan só conseguiu se desvencilhar de Ankalaev no último segundo do round.

No quinto e derradeiro assalto, ambos se abriram mais ao combate, acertando duros golpes. Poatan apostou nos chutes altos e nos jabs para quebrar a defesa do russo, já que estava perdendo a luta pela decisão dos juízes. Vendo a superioridade do brasileiro nesse assalto, Ankalaev tentou levar novamente o combate ao solo, mas não surtiu efeito.

Após cinco rounds, Ankalaev foi superior na visão dos juízes em Nevada. “Sabia que seria uma guerra. Toda luta para mim é uma guerra. Essa era nossa estratégia, sabia do estilo de jogo dele, colocando contra a grade. Mas colocar a grade e (os juízes) darem a vitória para ele, influencia a fazerem um jogo desses”, afirmou Poatan, ainda no octógono.

Ao Estadão, antes da luta, Poatan recusou a ideia de mudar de categoria, para os pesados – o que possibilitaria um embate com Jon Jones. Caso se mantenha nos meio-pesados, uma revanche com Ankalaev, ainda neste ano, não está descartada – semelhante ao que ocorreu com Israel Adesanya, em que se enfrentaram em um curto espaço de tempo, entre 2022 e 2023.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União