Pular para o conteúdo
Esportes

João Fonseca vence com mais um ‘pneu’, avança no quali em Melbourne e repete feito de Sinner

Brasileiro vem embalado pelas conquistas do Torneio Next Gen e Challenger de Camberra
Agência Estado -
Brasileiro João Fonseca (Foto: Divulgação/ATP)

João Fonseca avançou no qualifying do Aberto da , na madrugada desta quarta-feira, com mais uma vitória arrasadora. Desta vez, a vítima foi Coleman Wong, de Hong Kong, pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3, em apenas 53 minutos de confronto, em Melbourne. O triunfo fez o jovem tenista brasileiro igualar um feito de Jannik Sinner.

Fonseca alcançou a terceira e última rodada do quali, a fase preliminar do Aberto da Austrália. Ele só precisa de mais uma vitória para entrar pela primeira vez na carreira numa chave principal de um torneio de Grand Slam, os mais prestigiados do circuito profissional.

Seu próximo adversário será mais um argentino, Thiago Agustín Tirante – na , ele havia eliminado Federico Agustín Gómez Tirante, de 23 anos, é o atual 115º do mundo, mas já apareceu no 90º posto, no ano passado. Será o terceiro confronto entre os dois tenistas. O primeiro, em 2022, foi vencido pelo argentino. O brasileiro devolveu o resultado no ano passado, no Torneio de Santiago, no Chile.

O triunfo de Fonseca sobre Coleman Wong contou com mais um “pneu” – vencer um set sem ceder um sequer ao adversário – na competição. O segundo “pneu” consecutivo fez o brasileiro entrar numa restrita lista em qualifyings de Grand Slams. Desde o ano 2000, apenas quatro tenistas alcançaram dois seguidos nesta fase e um deles foi o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, no quali do US Open de 2019.

Os outros dois a atingirem o feito foram o americano Frances Tiafoe, no Aberto da Austrália de 2017, e o argentino Guillermo Coria, em Roland Garros de 2000. Ambos também entraram no Top 10 do ranking anos depois.

Promessa do tênis mundial, Fonseca vive seu melhor momento desde a estreia entre os profissionais, na temporada passada. Ele vem de dois títulos consecutivos. Antes do Natal, foi campeão do Torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos na Arábia Saudita – foi o primeiro sul-americano a levantar esse troféu. E, na primeira semana deste ano, ele foi campeão do Challenger de Camberra, na Austrália.

Com estes títulos em série e o resultado desta terça, Fonseca soma agora 12 vitórias consecutivas, se aproximando cada vez mais do almejado Top 100. O brasileiro subiu para o 113º, a melhor colocação da carreira, na última segunda-feira.

Nesta quarta, Fonseca atropelou o rival asiático no primeiro set, vencido em apenas 19 minutos. Wong elevou seu nível de jogo na segunda parcial. Mas voltou a perder seu saque. O brasileiro obteve cinco quebras ao longo da partida e não teve seu serviço ameaçado em nenhum momento. Fonseca terminou a partida com 24 bolas vencedoras, contra 13 do tenista de Hong Kong. E cometeu 12 erros não forçados, diante de 11 do adversário.

Monteiro também avança

Tenista número dois do , Thiago Monteiro também se garantiu na última rodada do quali. Nesta quarta, ele superou o francês Valentin Royer, 203º do mundo, por 2 a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/3. Na terceira rodada, o brasileiro, 106º do ranking, enfrentará o belga Kimmer Coppejans (361º), que derrotou o monegasco Valentin Vacherot por 6/4 e 7/6 (7/3).

Já Laura Pigossi se despediu do quali do Aberto da Austrália nesta madrugada. A medalhista olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2021, foi eliminada pela suíça Viktorija Golubic, uma das principais favoritas do quali, por duplo 6/2.

Com estes resultados, somente Fonseca e Monteiro seguem na briga para entrarem na chave principal do primeiro Grand Slam do ano. Eles tentam se juntar a Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild, que entraram diretamente na chave por terem melhor ranking.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

senado jornada de trabalho papa

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital do Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Ação acontece nos dias 4 e 5 de junho

Transparência

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Esquema visava inserir falsas cotações de preços em licitações para maquiar direcionamento

Famosos

Famosa apoia abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio

Protesto é contra entrega de cargo de rainha da escola de samba à Virginia

Transparência

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Com nova proposta, CCR deverá duplicar menos da metade da rodovia