O Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, conhecido como Guanandizão, será palco das finais da Supercopa de Vôlei, nos dias 18 e 19 de outubro, em Campo Grande. Além do torneio, ao longo de seus 41 anos de história, o ginásio sediou também partidas das seleções brasileiras de vôlei e handebol, além de ter recebido shows de astros da música, como o cantor Roberto Carlos.
Localizado na Av. Pres. Ernesto Geisel, 6859, o local possui estrutura e arquitetura muito características, similares a um disco voador, o que chama atenção de quem passa perto da região entre o bairro Guanandi e a Vila Nhanhá.
O ginásio foi fundado em 1984, pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e, na época, pelo padrão de qualidade apresentado, colocou Campo Grande como palco de grandes competições esportivas do Brasil. Posteriormente, em 2013, entrou em inatividade por apresentar falhas durante vistorias. Somente sete anos depois, em 2020, foi reinaugurado após uma reforma de modernização.
Seleções brasileiras
A torcida campo-grandense já pôde ver de perto a seleção canarinho, em diferentes modalidades, em duas oportunidades. Há 21 anos, o Guanandizão sediou o confronto de vôlei masculino entre Brasil x Portugal, que ocorreu duas vezes pela antiga Liga Mundial, atual Liga das Nações.
Na oportunidade, a seleção brasileira saiu vitoriosa com amplo domínio, vencendo ambas as partidas por 3 sets a 0. As parciais foram de 25×16, 25×19 e 25×16, no primeiro jogo; e 25×17, 25×16 e 25×20, no segundo.
E não foi apenas no vôlei que a seleção brasileira se apresentou em Campo Grande. Em 2009, o Brasil encarou a Itália, também em dois confrontos, desta vez, no handebol. As partidas foram válidas pelo Desafio Petrobras de Handebol Masculino, mas não terminaram com triunfos dos donos da casa. No primeiro jogo, os italianos venceram por 30 a 28, enquanto o segundo duelo acabou empatado por 26 a 26.
Além disso, no ano seguinte, uma etapa classificatória do Troféu Brasil de Ginástica e o Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica reuniram grandes nomes da ginástica no Guanandizão. Os medalhistas olímpicos Diego Hypólito e Arthur Zanetti, entre outros atletas, apresentaram-se ao público de quase duas mil pessoas nas arquibancadas do ginásio.
Shows do ‘Rei’, Rita Lee e mais
E não foram apenas momentos esportivos os colecionados pelo ginásio durante sua existência. Outro fator que marcou o local foi a exibição musical de grande nomes da época, como Roberto Carlos.
Um dos maiores cantores brasileiros, o ‘Rei’ se apresentou para cerca de seis mil pessoas, em um dos últimos eventos antes da interdição, em 2013. No entanto, ainda antes dele, outros astros da MPB (música popular brasileira) fizeram shows em terras campo-grandenses.
Durante a solenidade de abertura do Guanandizão, em 1984, participaram os cantores Rita Lee e Alceu Valença. Tempos depois, o local foi palco de apresentações das bandas Legião Urbana e Titãs, além da cantora Xuxa Meneghel.
Quem também recebeu destaque com um show no Guanandizão foi o grupo porto-riquenho Menudo, que fez muito sucesso na década de 1980, principalmente entre os jovens latino-americanos.
Supercopa retorna a Campo Grande
As partidas entre Sada Cruzeiro x Itambé Minas e Osasco São Cristóvão Saúde x Sesi Vôlei Bauru, em outubro, não serão as primeiras da Supercopa na cidade. Isso porque o Guanandizão também foi sede do torneio em 2020, logo após a conclusão de sua reforma.
Na ocasião, o Taubaté derrotou o Cruzeiro, por 3 sets a 2, na modalidade masculina, e ficou com o troféu. Já no feminino, quem ficou com a taça foi o Praia Clube, ao vencer o Sesc-RJ/Flamengo, por 3 sets a 1.
Ainda no mesmo ano, a capital de Mato Grosso do Sul também estava entre as cidades cotadas para receber a Liga das Nações. Porém, a competição foi cancelada pela FIBV (Federação Internacional de Voleibol), devido à pandemia de covid-19.
Atualmente, o ginásio conta com capacidade de pouco mais de 8,2 mil pessoas. Para os jogos que serão disputados no próximo mês, a expectativa é, novamente, de casa cheia.











✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)