Em uma partida de muita insistência e pouca pontaria, o Flamengo conquistou uma vitória importante na noite desta quinta-feira (1º). No Castelão, o Rubro-Negro superou o Botafogo-PB por 1 a 0, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2025. O gol solitário da partida foi marcado pelo jovem Joshua, que fez sua estreia como profissional e garantiu a vantagem para o time carioca.
Com o triunfo, o Flamengo jogará pelo empate no confronto de volta, marcado para o dia 21 de maio, às 21h30, no Maracanã. Já o Botafogo-PB precisará de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar na competição.
Apesar de controlar as ações ofensivas desde o apito inicial, o Flamengo encontrou dificuldades em transformar a posse de bola em chances claras de gol na primeira etapa. Em uma das primeiras oportunidades, Luiz Araújo cobrou escanteio na primeira trave e Plata cabeceou, exigindo uma defesa em dois tempos do goleiro Michael Fracaro. Pouco depois, Allan lançou Michael na esquerda, que tentou um toque por cobertura, mandando a bola perto da meta adversária.
A pressão flamenguista persistiu. Em nova investida, Michael recebeu de Luiz Araújo e tocou para Bruno Henrique, que finalizou para a defesa de Fracaro. No rebote, Luiz Araújo tentou o chute, mas isolou a bola. Em um erro da defesa paraibana, Araújo teve outra oportunidade, mas novamente parou nas mãos do goleiro do Belo.
Joshua estreia com gol
Na volta do intervalo, as duas equipes mantiveram a formação inicial. O Flamengo seguiu buscando o gol e quase abriu o placar em uma jogada confusa na área do Botafogo-PB. Após levantamento de Plata, Evandro desviou contra o próprio gol e Evertton Araújo completou para o gol, mas Erick apareceu para salvar os donos da casa em cima da linha.
Sem conseguir furar o bloqueio defensivo, o técnico Filipe Luís promoveu a primeira alteração no Flamengo, colocando Juninho no lugar de Michael. Allan e Bruno Henrique também tentaram, mas esbarraram em mais defesas de Michael Fracaro.
As duas equipes realizaram outras substituições, mas o panorama da partida se manteve. Em uma das poucas chegadas do Flamengo na segunda etapa, Ayrton Lucas arriscou de fora da área, mandando a bola sobre o gol.
De tanto insistir, o Flamengo foi recompensado aos [minuto do gol, caso essa informação seja relevante para a notícia]. Após cruzamento de Ayrton Lucas e cabeçada de Juninho defendida pelo goleiro, o jovem atacante Joshua, que acabara de entrar em campo para fazer sua estreia profissional, aproveitou o rebote para empurrar a bola para o fundo das redes, garantindo a vitória suada para o Rubro-Negro.
Próximos compromissos
As duas equipes voltam a campo neste domingo (4) pelo Campeonato Brasileiro. O Flamengo viaja para Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30, pela sétima rodada da Série A. Já o Botafogo-PB recebe o Guarani no Brinco de Ouro, às 19h, pela quarta rodada da Série C.
FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB 0 x 1 Flamengo
Copa do Brasil 2025 – 3ª Fase (Ida)
Data: 01/05/2025
Horário: 20:00 (horário de Brasília)
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões Amarelos: Marcelo Augusto (Botafogo-PB); Allan (Flamengo)
Gol: Joshua (Flamengo)
Público: 35.381 (25.150 pagantes)
Renda: R$ 4.620.806,75
Botafogo-PB: Michael Fracaro; Erick, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, JP Iseppe (Igor Maduro) e Guilherme Santos (Camilo); Gabriel Honório (Denílson), Henrique Dourado (Silvinho) e Rodrigo Alves (Rafinha). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Flamengo: Matheus Cunha; Varela, Danilo, João Victor e Ayrton Lucas; Evertton Araújo (Gerson), Allan e Luiz Araújo (Matheus Gonçalves); Gonzalo Plata (Joshua), Bruno Henrique (Everton) e Michael (Juninho). Técnico: Filipe Luís.