O vôlei em Campo Grande está em um momento de crescimento, impulsionado pela realização de jogos nacionais, como a Supercopa de Vôlei que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, assim como pelo fortalecimento das equipes locais. Mas quais seriam os motivos pelos quais a cidade foi escolhida para sediar este evento nacional?
Uma das possíveis respostas pode ser o fato da cidade possuir um público que recentemente lotou o Ginásio Guanandizão em jogos nacionais, estrutura necessária e, porque não dizer, ter diversas iniciativas de base para o desenvolvimento do vôlei.
No evento nacional realizado em dezembro do ano passado, em partida válida pela Superliga Masculina de Vôlei, com confronto entre Vôlei Renata e Vedacit Guarulhos, o público registrado foi de aproximadamente 5 mil pessoas.
Outro fato que demonstra o gosto do campo-grandense pelo vôlei são as diversas escolas dedicadas ao esporte, como a Escolinha do Pezão, a Escolinha do Leomar e o Campo Grande Vôlei.
O grande público e interesse pela modalidade nasce, em sua maioria, nas escolinhas de vôlei, nas categorias de base, onde os jovens sonham em alcançar o esporte profissional. Com a realização de grandes eventos, o interesse pela modalidade cresce a cada dia.
Torcida é diferencial
Um dos principais nomes por trás desse crescimento é Samir Dalleh, presidente da AECGV (Associação Esportiva Campo Grande Vôlei) e treinador de equipes de base femininas.
Segundo ele, a escolha da cidade como sede de grandes eventos se deve a fatores como a estrutura de alto nível do Ginásio Guanandizão, a capacidade organizacional demonstrada em eventos anteriores e, principalmente, a paixão do público local.
“A torcida tem sido um diferencial, transformando cada jogo em uma verdadeira festa”, afirmou.
Já o Ginásio Guanandizão é o principal palco do vôlei na capital sul-mato-grossense. Após sua reforma completa, o ginásio foi reinaugurado em 2020 com a Supercopa do Brasil. Naquele ano, o Praia Clube (MG) foi campeão no feminino e o Taubaté (SP) no masculino.
Em 2024, recebeu a partida entre Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata, válido pela Superliga Masculina de Vôlei 2024/2025.
Neste ano, Campo Grande recebeu a etapa Centro-Oeste da Superliga C Masculina, em agosto. Na competição, a equipe do Pantanal Vôlei (equipe masculina da AECGV) foi campeã e garantiu vaga para a fase final, que por sua vez, vale vaga para a disputa da Superliga B 2026.
Supercopa do Brasil
Campo Grande receber as finais da Supercopa de Vôlei 2025, em evento que promete parar a cidade. Os jogos ocorrem nos dias 18 e 19 de outubro, no Ginásio Guanandizão, tanto na modalidade feminina, quanto na masculina.
Organizada anualmente pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e criada em 2015, ela reúne os campeões da Superliga e da Copa Brasil, das modalidades masculina e feminina.
Assim, em 2025, estarão presentes os times Sada Cruzeiro (campeão da Superliga) e Itambé Minas (campeão da Copa Brasil), no masculino; e Osasco São Cristóvão Saúde (campeã da Superliga e Copa Brasil) e Sesi Vôlei Bauru (vice-campeã da Copa Brasil), no feminino. As equipes se enfrentam em jogo único, que vale o status de ‘Supercampeão’.
Vale lembrar que, em caso de um mesmo time vencer as duas competições – como ocorreu com o Osasco feminino – a vaga ao segundo clube é destinada ao vice-campeão da Copa Brasil.
Base é o crescimento do esporte
A realização de eventos de alto nível em Campo Grande também serve como uma grande vitrine para os talentos locais, incentivando as categorias de base. O clube AECGV, liderado por Samir Dalleh, tem feito um trabalho fundamental nesse sentido.
O impacto positivo desses eventos pode ser visto no calendário das próprias equipes de base da AECGV. O clube participa do Campeonato Brasileiro Interclubes com sua categoria de base em diversas categorias.
O próximo passo para fortalecer a base na cidade será o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, que será realizado no Sindicato dos Bancários. O torneio reunirá 10 das principais equipes do vôlei nacional, incluindo Flamengo, Sesi, Minas e o time da casa, Campo Grande Vôlei.