Pular para o conteúdo
Esportes

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

Supercopa de Vôlei acontece nos dias 18 e 19 de outubro, com presença das maiores equipes do País e destaques de atletas nacionais e internacionais
Osvaldo Sato -
Campo Grande sediou etapa da Superliga C e Pantanal Vôlei, time local, foi campeão (Foto: Divulgação, AECGV)

O em está em um momento de crescimento, impulsionado pela realização de jogos nacionais, como a Supercopa de Vôlei que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, assim como pelo fortalecimento das equipes locais. Mas quais seriam os motivos pelos quais a cidade foi escolhida para sediar este evento nacional?

Uma das possíveis respostas pode ser o fato da cidade possuir um público que recentemente lotou o Ginásio Guanandizão em jogos nacionais, estrutura necessária e, porque não dizer, ter diversas iniciativas de base para o desenvolvimento do vôlei.

No evento nacional realizado em dezembro do ano passado, em partida válida pela Superliga Masculina de Vôlei, com confronto entre Vôlei Renata e Vedacit Guarulhos, o público registrado foi de aproximadamente 5 mil pessoas.

Outro fato que demonstra o gosto do campo-grandense pelo vôlei são as diversas escolas dedicadas ao esporte, como a Escolinha do Pezão, a Escolinha do Leomar e o Campo Grande Vôlei.

O grande público e interesse pela modalidade nasce, em sua maioria, nas escolinhas de vôlei, nas categorias de base, onde os jovens sonham em alcançar o esporte profissional. Com a realização de grandes eventos, o interesse pela modalidade cresce a cada dia.

Torcida é diferencial

Um dos principais nomes por trás desse crescimento é Samir Dalleh, presidente da AECGV (Associação Esportiva Campo Grande Vôlei) e treinador de equipes de base femininas.

Segundo ele, a escolha da cidade como sede de grandes eventos se deve a fatores como a estrutura de alto nível do Ginásio Guanandizão, a capacidade organizacional demonstrada em eventos anteriores e, principalmente, a paixão do público local.

“A torcida tem sido um diferencial, transformando cada jogo em uma verdadeira festa”, afirmou.

Já o Ginásio Guanandizão é o principal palco do vôlei na capital sul-mato-grossense. Após sua reforma completa, o ginásio foi reinaugurado em 2020 com a Supercopa do Brasil. Naquele ano, o Praia Clube (MG) foi campeão no feminino e o Taubaté (SP) no masculino.

Em 2024, recebeu a partida entre Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata, válido pela Superliga Masculina de Vôlei 2024/2025.

Neste ano, Campo Grande recebeu a etapa Centro-Oeste da Superliga C Masculina, em agosto. Na competição, a equipe do Pantanal Vôlei (equipe masculina da AECGV) foi campeã e garantiu vaga para a fase final, que por sua vez, vale vaga para a disputa da Superliga B 2026.

Supercopa do Brasil

Campo Grande receber as finais da Supercopa de Vôlei 2025, em evento que promete parar a cidade. Os jogos ocorrem nos dias 18 e 19 de outubro, no Ginásio Guanandizão, tanto na modalidade feminina, quanto na masculina.

Organizada anualmente pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e criada em 2015, ela reúne os campeões da Superliga e da Copa Brasil, das modalidades masculina e feminina.

Assim, em 2025, estarão presentes os times Sada (campeão da Superliga) e Itambé Minas (campeão da Copa Brasil), no masculino; e Osasco São Cristóvão Saúde (campeã da Superliga e Copa Brasil) e Sesi Vôlei Bauru (vice-campeã da Copa Brasil), no feminino. As equipes se enfrentam em jogo único, que vale o status de ‘Supercampeão’.

Vale lembrar que, em caso de um mesmo time vencer as duas competições – como ocorreu com o Osasco feminino – a vaga ao segundo clube é destinada ao vice-campeão da Copa Brasil.

Base é o crescimento do esporte

A realização de eventos de alto nível em Campo Grande também serve como uma grande vitrine para os talentos locais, incentivando as categorias de base. O clube AECGV, liderado por Samir Dalleh, tem feito um trabalho fundamental nesse sentido.

O impacto positivo desses eventos pode ser visto no calendário das próprias equipes de base da AECGV. O clube participa do Campeonato Brasileiro Interclubes com sua categoria de base em diversas categorias.

O próximo passo para fortalecer a base na cidade será o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, que será realizado no Sindicato dos Bancários. O torneio reunirá 10 das principais equipes do vôlei nacional, incluindo Flamengo, Sesi, Minas e o time da casa, Campo Grande Vôlei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corte gastos prefeitura

Lei que reajustou salários na prefeitura de Campo Grande é revogada

Indústria de roupas íntimas e moda praia abre 23 vagas para costura no bairro Moreninhas

carlinhos maia cheque 1 milhao campo grande

Carlinhos Maia se pronuncia sobre evento que entregou R$ 1,1 milhão à sua fã em praça de MS

Sessão na Alems não dura nem 40 minutos após queda de energia

Notícias mais lidas agora

Advogado de réu desiste de ouvir diretor-presidente do Detran-MS em ação por corrupção

histórias

Tragédia no Pantanal: o que se sabe e o que falta saber sobre a queda do avião que matou 4 

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

Fumacê

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre três regiões de Campo Grande nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Brasil

CE: Cinco alunos são baleados em escola de Sobral; dois morreram

Adolescentes eram alunos do colégio e estavam no estacionamento quando foram atingidos pelos disparos

Política

Vitor Rocha deve assumir Secretaria de Saúde de Campo Grande

Parlamentar confirmou que, caso convidado, aceitaria. Adriane disse já ter um nome para substituir Rosana Leite, destituída este mês

Polícia

Dona de bar na 14 de Julho é presa em operação contra tráfico em Campo Grande

Um advogado, em Dourados, foi levado para a delegacia

Polícia

Funcionária eleitoral paraguaia é presa com carregamento de maconha no Brasil

O TSJE (Tribunal Superior de Justiça Eleitoral) confirmou que a mulher é funcionária ativa de cartório eleitoral em Caaguazú