Pular para o conteúdo
Esportes

Calderano é impedido de entrar nos EUA para WTT de Las Vegas: ‘Questões que fogem do controle’

Atleta chegou a cumprir todos os protocolos burocráticos, mas não houve 'tempo hábil'
Agência Estado -
hugo
Hugo Calderano. (Foto: Divulgação/CBTM)

Campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa, medalha de prata no Mundial e vindo da conquista do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, sua oitava taça no WTT, no fim de semana passado, Hugo Calderano estava empolgado em manter a boa fase na etapa de Las Vegas do circuito Mundial. Mas foi proibido de entrar nos Estados Unidos e usou suas redes sociais, nesta quinta-feira, para lamentar o “impedimento burocrático.”

“Infelizmente não poderei disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas devido a um impedimento burocrático para entrada nos Estados Unidos. Lamento ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos. É frustrante”, lamentou o brasileiro, número 3 do ranking mundial.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) também lamentou o ocorrido. “Segundo comunicado do próprio atleta, divulgado há pouco, Hugo Calderano foi impedido de viajar aos EUA e ficará fora do WTT Grand Smash Las Vegas, que começa hoje. A CBTM lamenta profundamente o ocorrido e espera que o episódio não comprometa a brilhante trajetória do atleta.”

O brasileiro possui cidadania portuguesa, desta maneira necessitaria somente informar a sua entrada nos Estados Unidos por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de (ESTA, em inglês), visto que países da fazem parte do Programa de Isenção de Visto.

Foi justamente o que Hugo Calderano fez. Ocorre que, diante do prazo maior do que o habitual para confirmação por parte das autoridades norte-americanas, ele acabou entrando em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB). A informação é de que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a em 2023 para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eventos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Com a informação, o brasileiro precisou solicitar um visto regular emergencial. O mesa-tenista recebeu apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), tendo seu agendamento emergencial aprovado. Mas não havia disponibilidade para uma entrevista consular que lhe permitisse chegar a tempo do início da competição, e ele se tornou grande desfalque da edição de Las Vegas do circuito.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos, utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia