Pular para o conteúdo
Esportes

Brasil faz história e termina Mundial de Atletismo Paralímpico em 1º

Delegação se despede de Nova Déli com 44 medalhas, sendo 15 de ouro
Agência Brasil -
Atletismo Paralímpico
Atletismo Paralímpico (Cris Mattos/CPB)

O esporte paralímpico do Brasil viveu, neste domingo (5), um dia histórico. O país encerrou, pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Atletismo na ponta do quadro de medalhas. A campanha verde e amarela em Nova Déli, na Índia, chegou ao fim com 44 pódios, sendo 15 ouros (dois a mais que a , segunda colocada geral), 20 pratas e nove bronzes.

Para ter dimensão do feito brasileiro, esta é somente a segunda vez que a China não fica no topo do quadro de medalhas do Mundial de Atletismo Paralímpico. A última ocasião foi há 12 anos, quando a Rússia ficou em primeiro na edição de Lyon, na .

O Brasil vinha batendo na trave nas últimas três edições, ficando em segundo lugar no quadro. Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, há seis anos, foram 39 medalhas e 14 ouros, contra 59 pódios (25 no topo) da China. No Mundial de 2023, disputado em Paris, na França, os brasileiros conquistaram 47 medalhas e repetiram os 14 ouros, ficando a dois dos chineses. Já no do ano passado, em Kobe, no Japão, apesar do recorde de 19 láureas douradas (42 pódios no total), a delegação sul-americana ficou bem distante dos chineses (87 medalhas, 33 ouros).

O domingo começou dourado para o Brasil graças a Zileide Cassiano, que conquistou ouro no salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual). A campeã repetiu o resultado do Mundial de Kobe e retomou o posto de protagonista da prova, superando Karolina Kucharczyk, ouro na Paralimpíada de Paris – a polonesa, desta vez, foi bronze.

O segundo topo de pódio do Brasil no dia veio acompanhado de uma marca histórica de Jerusa Geber. Ao vencer os 200 metros da classe T11 (cego total), a velocista chegou à 13ª medalha dela em Mundiais, isolando-se como brasileira mais laureada no evento, superando outro ícone do atletismo paralímpico do país, Terezinha Guilhermina. Na mesma prova, Thalita Simplício foi bronze.

“Dois objetivos concluídos com sucesso: o tetra nos 100 metros e sair daqui como a atleta com maior número de medalhas em Mundiais. Cheguei e estou saindo sem dor, sem lesão. É claro que quero [ir para a Paralimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028]. Quero o penta, [depois] o hexa [nos Mundiais], quero tudo. Até onde aguentar, eu quero ir”, disse Jerusa, de 43 anos, em depoimento ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Nos 200 metros da classe T2 (baixa visão), Clara Daniele, estreante em Mundiais, inicialmente foi prata. No entanto, o CPB entrou com protesto contra a venezuelana Alejandra Lopez, ganhadora da prova, alegando que o atleta-guia a teria puxado antes de cruzar a linha de chegada – o que é proibido. A arbitragem acatou a reclamação do Brasil, e Clara herdou o ouro, terceiro do país no dia.

O Brasil ainda obteve mais duas medalhas no último dia em Nova Déli. Nos 200 metros da classe T47 (amputação em um dos braços, abaixo ou ao nível do cotovelo ou punho), Maria Clara Augusto foi prata e chegou ao terceiro pódio dela na Índia, um recorde entre os brasileiros neste Mundial. Já no arremesso de peso para atletas com deficiência de membros inferiores, que reuniu as classes F42 (sem prótese) e F63 (com prótese), Edenilson Floriani levou o bronze e quebrou seu próprio recorde das Américas.

Também neste domingo, Thiago Paulino teve confirmada a medalha de prata do arremesso de peso da classe F57 (atletas com deficiência de membro inferior, que competem sentados), disputada no sábado (4). O brasileiro teve a tentativa que lhe garantiu o pódio considerada irregular por um dos adversários, o finlandês Teijo Koopikka. Após protesto do CPB, o resultado foi mantido.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidora pública e policial aposentado tentam dar ‘carteirada’ na PM em Terenos

‘Fiquei com o horário de Brasília na cabeça e não me atentei’, diz candidata que perdeu concurso

CPNU

Trânsito intenso marca primeiro dia de provas do CPNU em Campo Grande

Suposta aparição de onça na Vila Nasser

É real? Moradores ‘flagram’ onça-pintada em passeio pela Vila Nasser

Notícias mais lidas agora

Mandela

Abrigo de um dos maiores reservatórios do mundo, por que MS ainda enfrenta falta de água?

Suposta aparição de onça na Vila Nasser

É real? Moradores ‘flagram’ onça-pintada em passeio pela Vila Nasser

Operação Metanol

Operação Metanol lacra conveniência e apreende bebidas vencidas em bar famoso de Campo Grande

antônio vaz deputado

Vaz volta para sessões remotas da Alems, mas médico avalia retorno presencial após infarto

Últimas Notícias

Cotidiano

Preparação para CPNU começa meses antes da prova e mobiliza até candidatos estrangeiros

Processo representa oportunidade de estabilidade e preparação é fundamental para aqueles que almejam vaga

Transparência

Lançada licitação para construção de centro de educação infantil em Dourados

Propostas serão abertas em 16 de outubro

Política

Semana começa com audiência pública para debater proteção das crianças em Campo Grande

A Câmara da Capital vai fazer uma audiência pública para debater o tema

Famosos

VÍDEO: Ex de Virgínia, Rezende atropela motociclista no Paraná; saiba detalhes

Rezende se envolveu em um acidente de trânsito com uma motociclista em Londrina, no Paraná; veja o vídeo