Pular para o conteúdo
Esportes

Augusto Melo é afastado da presidência do Corinthians após ter impeachment pré-aprovado

Conselho foi favorável à saída do presidente, mas ainda depende dos votos dos sócios
Gustavo Henn -
Augusto Melo, presidente do Corinthians (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Augusto Melo foi afastado da presidência do Corinthians após votação realizada na última segunda-feira (26), no Parque São Jorge, por conselheiros do clube.

Eles aprovaram o processo de por 176 votos a favor e 57 contra, além de um voto nulo e duas abstenções. O afastamento é imediato e Osmar Stabile, vice-presidente da diretoria, assume o cargo provisoriamente.

No entanto, Augusto só será afastado definitivamente caso os sócios corintianos ratifiquem a decisão do impeachment. A assembleia geral deve ser convocada em até cinco dias para definir o futuro do presidente.

Por que Augusto Melo foi afastado do cargo?

Envolvido em diversas polêmicas, o principal motivo para o pedido de impeachment foi o caso com a casa de apostas VaideBet. A parceria, que foi muito comemorada no início, foi rompida após cinco meses por suspeita de um laranja no contrato assinado pelas partes.

Na oportunidade, o presidente Augusto Melo foi indiciado por , associação criminosa e furto qualificado. O contrato também contaria com infrações da Lei Geral do Esporte e ao próprio estatuto do clube.

Além dele, outros são apontados como suspeitos, como Marcelo Mariano, ex-diretor administrativo, Sérgio Moura, ex-superintendente de marketing, e o empresário Alex Fernando André.

Torcedores apoiam saída

Na última sexta-feira (23), as torcidas organizadas Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra e Estopim da Fiel pediram o afastamento imediato de Augusto. Em , torcedores também se manifestaram a favor da saída do presidente.

“Acho, sim, que o impeachment foi justo. A instituição tem o estatuto, tem a lei geral do esporte, teve o contato com o VaideBet […] Ele tem uma participação de culpa desse impeachment por confiar demais nos outros, mas também pela parte dele, por responsabilidade dele, ele sabe como é o Corinthians, que estava sujeito a isso e fez uma administração de altos e baixos”, afirma Arthur Ayres, torcedor corintiano que frequenta o Pavilhão Nove, subsede da torcida organizada do time em Campo Grande.

Ele ainda explica que a gestão teve um início promissor, mas deixou muito a desejar e piorou com o tempo. “O time feminino foi totalmente desmontado. Eu acho que essa temporada do time feminino vai ser que o Corinthians conquiste menos taças nos últimos anos”, completa Arthur.

Vale lembrar que a equipe feminina do clube é uma das grandes forças do sul-americano, e venceu a tríplice coroa em 2024, com as conquistas do Campeonato Brasileira, Supercopa do Brasil e a Libertadores da América.

‘Grande decepção’

Visto por boa parte dos torcedores como uma esperança para o Corinthians voltar ao topo do futebol brasileiro, principalmente por ser da oposição à gestão anterior, Augusto Melo ficou longe de suprir as expectativas criadas no início da campanha.

A torcedora Ana Carolina Gonçalves explica que se empolgou com a chegada do presidente, mas que logo foi decepcionada pelos resultados dentro e fora de campo.

“A gente tinha muita expectativa, tanto eu, familiares meus que também são corintianos, tinha muitas expectativas em torno da gestão do Augusto, e ver que depois de pouquíssimo tempo ela saiu de um lugar de esperança para um lugar de total decepção é muito triste”, conta.

Ela ainda comenta que não há como esperar bons resultados esportivos com a desorganização administrativa do clube, muito influenciada pelas polêmicas envolvidas.

“Muito difícil esperar que os jogadores em campo consigam dar um resultado positivo, se o clube internamente, na questão da organização e na gestão, está um completo caos, uma bagunça”, explica. “A palavra mesmo que resume tudo isso é a grande decepção”, finaliza a torcedora.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: chamas se propagam em região de mata próximo a condomínio em Campo Grande

TJMS recebe iluminação em alusão ao Maio Laranja

São Paulo ‘tira o pé’, mas supera Talleres e fica entre melhores campanhas da Libertadores

Polícias Civil e Penal cumprem mandado de prisão em ação conjunta em presídio

Notícias mais lidas agora

Peça-chave em fraudes, empresário marcava encontros com ex-adjunto da SED para repassar propina

prefeitura

Com maioria, Justiça Eleitoral absolve chapa da prefeita Adriane Lopes

‘Me livrei de um problema’: pai estaria planejando matar mãe e bebê carbonizadas há dois meses

Vasco define no 1º tempo, vence o Melgar e se garante nos playoffs da Sul-Americana

Últimas Notícias

Cotidiano

Poder Judiciário lança plataforma para mediação de vagas escolares na rede pública

Plataforma atenderá as demandas de Campo Grande

Esportes

Ancelotti encara Canarinho Pistola, conhece sua sala e visita museu na CBF

O treinador esteve acompanhado de sua comissão técnica

Trânsito

Identificada motociclista morta em acidente na BR-163 e motorista é preso por suspeita de embriaguez

As circunstâncias do acidente são apuradas

Brasil

Senado aprova PEC que inclui guarda municipal na segurança pública

O texto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e vai para votação na Câmara dos Deputados