Portuguesa se torna primeira SAF do futebol de MS em busca de um lugar no cenário nacional
Com mudança de governança, clube passa a se chamar Futebol Clube Pantanal SAF
Fábio Oruê, Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação Atlética Portuguesa anunciou nesta segunda-feira (11) que se tornou uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e busca se destacar no cenário nacional com o novo modelo de gestão. O clube se torna a primeira SAF do futebol de Mato Grosso do Sul.
Em coletiva nesta tarde, o presidente da Lusa, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, detalhou a nova fase do clube. Com a mudança de governança, a Associação Atlética Portuguesa passa a se chamar Futebol Clube Pantanal SAF.
“Eu acredito que o planejamento; o processo; o investimento é o caminho para que o futebol seja reestruturado, reerguido e resgatado. E esse é o caminho que a gente está seguindo. O Pantanal não está começando hoje, não está começando no dia que a Junta Comercial liberou a inscrição. Ele começou quando a gente se juntou na Série B de 2023 e percebeu que existe um caminho. Só que o caminho não é curto e depende de muito trabalho e de muito desenvolvimento”, diz Mazinho.
As SAFs se tornaram possíveis após a criação da Lei da SAF, em 2019. A legislação estimula que times de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. O presidente ainda informou que em cerca de 10 dias o clube apresenta qual será a fonte de recursos, já que como Sociedade Anônima, não recebe recursos públicos.
Para o presidente da Federação de Futebol de MS, Estevão Petrallas, a transformação da Portuguesa em SAF foi um ato de bravura da diretoria e pode ser o início da transformação do futebol sul-mato-grossense.
“O futebol no estado de Mato Grosso do Sul não tem opção que não seja a inovação, e neste sentido, a Federação tem a obrigação de ajudar seus filiados, pois iremos subir todos juntos, ou iremos imergir individualmente”, disse Petrallas.
Planos como SAF
Como SAF, o clube deve se comprometer com a criação de programas voltados ao desenvolvimento social e da educação. Entre os planos está fundar polos no interior do Estado com projetos sociais para as categorias de base.
Conforme o técnico e gestor de futebol, Glauber Caldas, a FC Pantanal está buscando recursos e a longo prazo quer chegar no cenário nacional. Em 2024, Glauber levou a Lusa para a semifinal do Campeonato Estadual Série A. O treinador também garante que busca “ir além em 2025”.
Os dirigentes se reúnem na quarta-feira (13), às 14h, na sede da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) para o Conselho Arbitral da Série A 2025.
Além da diretoria da Portuguesa, participaram da coletiva o consultor da SAF, Marcos Derzi, e o assessor de assuntos ligados ao esporte do Governo de MS, Júlio Brandt.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Cabocla: Tobias desiste de se vingar de Luís
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (23)
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.