Motivo de polêmica durante Olimpíadas, uniforme dos atletas da Paralimpíadas é revelado
Uniforme será usado na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) revelou os uniformes que os atletas brasileiros usarão na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O conjunto inclui uma jaqueta azul, um chapéu bucket verde e amarelo, uma camiseta branca de algodão, shorts ou calça azul-marinho e chinelos. Todos os itens foram desenvolvidos pela ASICS e pelas Havaianas.
Primeiramente, a criação dos uniformes contou com a participação de atletas paralímpicos para garantir maior acessibilidade e conforto. No caso dos chinelos, por exemplo, a colaboração envolveu diversas rodas de conversa desde 2020 e workshops com profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento. Nesse processo, foram incluídas pessoas com diferentes tipos de deficiência motora, como cadeirantes e usuários de próteses ou com mobilidade reduzida nas mãos.
Além disso, para assegurar ajuste, conforto, resistência e segurança, foram realizados testes no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Durante o processo, cinco protótipos foram desenvolvidos até a versão final. Em seguida, o novo calçado apresenta um solado de borracha injetada, uma variação ainda mais macia do material tradicional das Havaianas. Ademais, um cabedal feito inteiramente de materiais têxteis oferece um toque macio e acabamento acolchoado. Essas características garantem uma melhor experiência de uso, especialmente para pessoas com baixa ou nenhuma sensibilidade nos pés.
Finalmente, em maio, a ASICS apresentou no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo as primeiras peças da coleção destinada à delegação brasileira em Paris. Esta coleção inclui jaqueta de pódio, moletom, camisetas, camisa polo, regata, bermuda, calça, legging, tênis, mochila, meia, manguito e boné.
Brasil nas Paralimpíadas
O Brasil vai ser representado por 279 atletas de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O grupo é formado por 254 esportistas, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas do país estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos.
Esta será a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Servidora da UPA Coronel Antonino é agredida com dois socos por acompanhante de paciente
Vítima trabalha no setor de radiografia e foi atingida por socos pela autora, que era acompanhante de um paciente
São Paulo é valente, busca empate com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
Paulistas buscaram empate após estarem perdendo por dois gols de diferença
Opositores denunciam novo cerco de Maduro à embaixada argentina protegida pelo Brasil
Opositores venezuelanos que estão refugiados na embaixada da Argentina em Caracas denunciaram neste sábado, 23, que policiais venezuelanos cercaram a embaixada e bloquearam o acesso a rua onde está a representação consular
Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Cidade Morena e corre risco de morte
Víitma foi encaminhada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e já tria sofrido três paradas cardíacas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.