Federação muda formato do Estadual de Futebol a partir de 2025

Primeiro e segundo colocados se classificarão diretamente para semis. Do 3º ao 6º colocados, jogos definirão outros dois semifinalistas

Osvaldo Sato – 23/08/2024 – 15:27

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Reunião definiu novo formato onde todas as equipes jogam entre si na primeira fase (Foto: Rodrigo Moreira)

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou uma reunião na quinta-feira (22) com os clubes já garantidos no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025. O encontro, que ocorreu na sede da entidade, contou com a presença do presidente interino Estevão Petrallás e do diretor de competições Marco Tavares.

A principal pauta da reunião foi a discussão e definição de um novo formato para a competição, além de orientações sobre os novos modelos de laudos obrigatórios para os estádios e outras questões burocráticas relacionadas à inscrição de atletas.

O novo formato do Campeonato Estadual, aprovado por consenso entre os clubes e a Federação, permitirá que todos os times se enfrentem na primeira fase, em turno único. A competição terá início no dia 19 de janeiro de 2025. Após as nove rodadas da primeira fase, os dois primeiros colocados avançarão diretamente para as semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão. Os times que ficarem entre a terceira e a sexta posição disputarão as quartas de final em confrontos de ida e volta.

Nas quartas de final, o terceiro colocado enfrentará o sexto, e o quarto jogará contra o quinto, com vantagem do mando de campo no jogo de volta para os times de melhor campanha.

Final está prevista para 13 de abril

O planejamento atual prevê que a partida final, que decidirá o campeão, será realizada no dia 13 de abril de 2025. Ao todo, a competição contará com 55 jogos.

Este novo formato foi criado visando motivar os torcedores, oferecendo partidas diferentes e mais emocionantes em relação aos anos anteriores, quando os grupos eram regionalizados na primeira fase. A expectativa da Federação é que o modelo valorize a regularidade dos times, torne a competição mais dinâmica e atraente, e aumente o engajamento do público, fortalecendo o futebol sul-mato-grossense.

Conteúdos relacionados