O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira (11) a convocação de 147 atletas de nove modalidades que representarão o Brasil nas Paralimpíadas 2024. O evento acontece de 28 de agosto a 8 de setembro. 

Esta é a segunda de três etapas da convocação da delegação brasileira. A primeira convocação aconteceu no último dia 25 de junho. A terceira e última acontece dia 18, com os nomes do tênis em cadeira de rodas .

Nesta segunda lista, estão incluídas as convocações de cinco atletas sul-mato-grossenses, além de uma auxiliar técnica. 

No atletismo, foram convocados Gabriela Mendonça Ferreira, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Edelson de Avila Almeida e Yeltsin Francisco Ortega Jacques. Este último é um dos principais nomes da modalidade em nível mundial

Já no judô, a escolhida foi Erika Cheres Zoaga. Na mesma modalidade, também estará presente em Paris, Anne Talitha Almeida Ferreira Silva, do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos), que atuará como auxiliar técnica. 

Na primeira convocação, o CPB anunciou dois outros atletas sul-mato-grossenses, na modalidade de canoagem. Com isso, já são 7 atletas e uma treinadora de Mato Grosso do Sul garantidos em Paris 2024.

Convocação

Ao todo, o Comitê anunciou 126 atletas, 17 guias (sendo 16 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, e um timoneiro do remo. Com isso, somando com a primeira lista de convocação, a delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. 

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze). Assim, faltam 27 para alcançar seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida no Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão.