A temporada estadual de judô será aberta neste fim de semana, com as disputas do Torneio Início Estadual 2023, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande. Ao todo, 687 judocas devem participar do evento.

Desse número, 437 são do masculino e 250 do feminino, que vão representar 17 clubes e seis projetos sociais, de nove municípios: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Itaporã, Naviraí, Nioaque, Terenos e Três Lagoas. O evento é organizado pela FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul).

Vão para o tatame atletas das classes judokinha (quatro anos de idade), sub-11, sub-13, sub-15, sub-28, sub-21, sênior, veteranos e dangai. As lutas começam nesta sexta-feira (10), a partir das 19h, com a classe judokinha.

No sábado (11), as disputas têm início às 8h30, com o sub-18 e veteranos e a cerimônia de abertura está prevista para as 14h.

“O Torneio Início é sempre uma competição muito importante e esperada pelos judocas do nosso Estado. Além da expectativa de competir pela primeira vez no ano, é uma competição que começa a contar pontos para o ranking estadual e definir a seleção do estado para os eventos Brasil afora”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda.

Garantir vagas

Os melhores colocados garantem vagas no Campeonato Brasileiro Região IV, que acontecerá em Brasília (DF), nos dias 1º e 2 de abril. A competição em Campo Grande terá entrada gratuita ao público.

“Após o Meeting Nacional no último fim de semana, temos mais um grande evento no Guanandizão. Todos estão convidados a prestigiar o nosso judô, que é uma das principais forças do país, e é uma oportunidade para levar a família”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

Na última edição, a Associação Desportiva Moura/Estoril foi a campeã, ao conquistar 68 medalhas (24 ouros, 18 pratas e 26 bronzes).

O Judô Clube Rocha/Rádio Clube terminou em segundo lugar, com 47 medalhas (17 ouros, 14 pratas e 16 bronzes). Já a Associação Atlética Judô Futuro ficou na terceira posição, indo 38 vezes ao pódio, com 17 ouros, oito pratas e 13 bronzes.