Pular para o conteúdo
Esportes

Palmeiras sobra, massacra o Água Santa e conquista o Paulistão pela 25ª vez

O Campeonato Paulista de 2023 terminou com o mesmo roteiro de 2022. A exemplo do que ocorreu no ano passado contra o São Paulo, o Palmeiras protagonizou uma reviravolta com massacre sobre o Água Santa e ergueu mais uma vez o troféu. A 25ª conquista estadual da história do time alviverde foi assegurada com um … Continued
Agência Estado -
Os jogadores da SE Palmeiras, comemoram a conquista do Campeonato Paulista, Série A1, contra a equipe do EC Água Santa, após partida válida pela final, volta, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Campeonato Paulista de 2023 terminou com o mesmo roteiro de 2022. A exemplo do que ocorreu no ano passado contra o , o Palmeiras protagonizou uma reviravolta com massacre sobre o Água Santa e ergueu mais uma vez o troféu. A 25ª conquista estadual da história do time alviverde foi assegurada com um futebol irretocável e de campeão, sobretudo no primeiro tempo, e com goleada por 4 a 0 sobre o valente time de Diadema. Gabriel Menino teve tarde de artilheiro com dois gols, Endrick mostrou que o jejum ficou no passado ao marcar o terceiro e o argentino Flaco López sacramentou o atropelo palmeirense no Allianz Parque.

Já há algum tempo na galeria dos maiores técnicos da história palmeirense, Abel Ferreira levantou seu oitavo troféu e deu mais mostras de sua competência. Foi graças à sua estratégia, entendida com facilidade pelos atletas, que parecem sempre saber como executá-la, principalmente em decisões, que o Palmeiras faturou mais uma taça, a segunda em 2023 – também venceu a Supercopa do Brasil em cima do Flamengo.

O técnico armou seu tradicional plano de intensidade e agressividade que fez seus atletas, empurrados por mais de 41 mil palmeirenses, serem capazes de dominar o competente rival de Diadema do início ao fim. Foi uma apresentação quase que perfeita diante de uma equipe muito inferior taticamente, mas que chegou à decisão com méritos.

Clube de várzea até 2011, o Água Santa sai fortalecido do Paulistão e terá tempo para se organizar com vistas para 2024, quando disputará a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, além da elite do futebol paulista. Neste ano, não disputará mais nada. O Palmeiras tem mais Copa do Brasil, e pela frente. Não há dúvidas de que brigará nas três frentes.

MASSACRE ALVIVERDE

A vantagem obtida pelo Água Santa no primeiro duelo em Barueri foi desfeita com 15 minutos e passou a ser do Palmeiras aos 26. Foi esse o período em que o volante Gabriel Menino mostrou poder de decisão e pontaria de artilheiro para marcar duas vezes num intervalo de 11 minutos.

O primeiro ele fez em arremate de fora da área após sua cobrança de falta explodir na barreira. O segundo o volante marcou de cabeça e foi uma pintura graças ao drible extraordinário de Dudu no marcador antes de ele cruzar para Menino ir às redes.

O terceiro saiu dos pés do jovem fenômeno Endrick. Escalado como titular depois quatro jogos entre os reservas, o atacante de 16 anos aproveitou rebote do goleiro em finalização de Rony e fez o Allianz Parque com o terceiro gol em uma tarde de festa e de recorde de público. A arena registrou 41.444 torcedores, o maior número desde que foi inaugurada em 2014. No fim da primeira etapa, Dudu agrediu Didi com um soco nas costas, mas não foi expulso. Raphael Claus decidiu apresentar o amarelo para o camisa 7.

O placar construído no primeiro tempo permitiu que o Palmeiras jogasse com tranquilidade e conforto na etapa final. Não foi ameaçado pelo combalido Água Santa e ainda transformou a vitória em goleada com mais um gol. O argentino Flaco López, um dos que saiu do banco de reservas, recebeu de Rony e bateu bonito, de canhota, para selar o passeio alviverde, que terminou com “olé” vindo das arquibancadas.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 4 X 0 ÁGUA SANTA

GOLS – Gabriel Menino, aos 15 e aos 26, Endrick, aos 33 do 1ºT; López, aos 27 do 2ºT.

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Jhon Jhon) e Raphael Veiga (Fabinho); Dudu (López), Rony (Breno Lopes) e Endrick (Garcia). Técnico: Abel Ferreira.

ÁGUA SANTA – Ygor Vinhas; Reginaldo, Marcondes, Didi e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Júnior Todinho), Kady (Patrick Allan) e Igor Henrique (Cristiano); Lucas (Bruno Xavier), Luan Dias e Bruno Mezenga. Técnico: Thiago Carpini.

ÁRBITRO – Raphael Claus.

CARTÕES AMARELOS – Bruno Mezenga, Marcondes, Katy, Gabriel Menino, Dudu, Luan Dias, Murilo, Júnior Todinho, Vanderlan, Zé Rafael, López.

CARTÃO VERMELHO – Villian (banco do Água Santa).

Público: 41.444.

Renda: R$ 3.583.469,93.

Local: Allianz Parque.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)