Pular para o conteúdo
Esportes

Novidades no mata-mata e times inéditos: o que já se sabe sobre o Campeonato Estadual 2024?

Estadual começa no dia 21 de janeiro com 10 times da disputa pela taça
Fábio Oruê -
No jogo de ida da decisão, Operário e Costa Rica empataram em 0 a 0 em Campo Grande. (OFC/Divulgação)
Operário e Costa Rica no Campeonato Estadual de 2023 (Divulgação, Operário)

Marque na agenda, 21 de janeiro. Foi a data que a FFMS (Federação de de Mato Grosso do Sul) e os representantes dos clubes participantes decidiram, em reunião arbitral em Campo Grande, para início do Campeonato Estadual de 2024.

A reunião também definiu outros detalhes na competição. O formato do sul-mato-grossense é o mesmo que foi disputado neste ano, porém alguns critérios para desempate foram alterados. Os dez clubes são divididos na primeira fase em dois grupos e jogam dentro da chave em ida e volta, todos contra todos.

Quatro de cada grupo avançam para as quartas de final e o lanterna é rebaixado para Série B. As fases de quartas de final, semifinal e a decisão são disputadas em confrontos eliminatórios em ida e volta. 

Na divisão dos grupos, o A é formado por , Portuguesa, Náutico, e o campeão . No B estão Aquidauanense, Corumbaense, Novo, Ivinhema e DAC. A competição começa no dia 21 de janeiro e tem os jogos finais marcados para os dias 14 e 21 de abril, conforme tabela divulgada.

Confira:

estadual
(Arte Jornal Midiamax)

Mata-mata e pênaltis

No próximo Estadual, permanece a vantagem do mando de campo na partida de volta, mas, em caso de igualdade, o classificado será apontado em disputa de pênaltis nas fases de quartas de final, semifinal e na final.

Em 2023, como o formato neste ano não pôde ser alterado, os clubes optaram por uma alteração no desempate nas fases eliminatórias. Ou seja, os times com melhores campanhas tinham a vantagem de decidir o confronto em casa e de se classificar no caso de igualdade em pontos e nos critérios de desempate.

“Essa é a única alteração decidida pelos clubes em relação ao campeonato deste ano. No mais, o regulamento é o mesmo”, explica Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competição. 

Tabela

No Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o Coxim recebe a Portuguesa; em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, jogam Náutico e Costa Rica. O Operário não joga e estreia na segunda rodada, dia 24, contra o Coxim.

No Grupo B, às 15h, o Ivinhema recebe o Novo no Estádio Saraivão. No Estádio Douradão, às 15h30, o Dourados joga contra o Corumbaense. O Aquidauanense não joga na primeira rodada, estreando na segunda, em casa, dia 24, contra o DAC.

A primeira fase termina no dia 10 de março. As quartas de final acontecem dias 17 e 24 de março, a semifinal tem rodadas dias 31 de março e 7 de abril, e a final dias 14 e 21 de abril.

Clubes inéditos

Em 2024, Portuguesa e Náutico disputam pela primeiro a . A Lusa foi o primeiro a subir, ainda antes de jogar a final da Série B. Já o Corumbaense sobe porque ficou em segundo.

O Náutico entrou no lugar da Serc, que desistiu da competição alegando problemas financeiros. A Federação decidiu que o time com melhor desempenho na semifinal também garantia o acesso e o Alviverde superou o Águia Negra nessa disputa.

estadual
(Arte Jornal Midiamax)

Estádios liberados

Os dirigentes dos clubes já entregaram os documentos exigidos pela nova Lei Geral do Esporte para garantir o mando em seus estádios durante a competição. Os clubes do interior mantém seus mandos em suas cidades.

Já a Capital tem três clubes na Série A, com os acessos de Portuguesa e Náutico, que se juntam ao Operário. Com o Estádio Morenão em reformas e sem perspectiva de que seja liberado neste ano, a opção que resta é o Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas. 

O Novo, que tem origem na Capital, manda seus jogos em Sidrolândia, no Estádio Sotero Zárate, desde o último campeonato. A Portuguesa, na disputa da Série B, fez o mesmo caminho, mas, por enquanto, mantém a opção de jogar a Série A na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileira é encontrada morta com sinais de estrangulamento e companheiro vai preso na fronteira

Com alagamentos e no escuro, moradores do Bairro Oscar Salazar cobram melhorias na infraestrutura

Dias após sequestro a caminho da escola, adolescente é esfaqueada em Campo Grande

Judô

Itaporã recebe etapa do Circuito Estadual de Judô neste final de semana

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

SP: Mortes de crianças e adolescentes em ações policiais aumentou em 120%, mostra estudo

Últimas Notícias

Cotidiano

Unidade Móvel do projeto Nossa Energia sorteia 10 geladeiras e 30 ventiladores na Expogrande

Público da feira poderá conhecer e aproveitar os benefícios desse projeto itinerante e inclusivo

Cotidiano

Chuva provoca alagamentos, abre crateras e deixa condutores ilhados em Campo Grande

Enxurrada foi registrada em diferentes bairros da cidade

Política

Deputados federais de MS apontam novos mercados após “tarifaço” de Trump

Integrante da bancada de MS disse que Estados Unidos não fugirá dos impactos das taxas

Brasil

ADPF das favelas: STF aprova plano do Rio e manda PF investigar milícias

Investigação vai apurar a relação de milícias e do narcotráfico com agentes públicos do estado