Pular para o conteúdo
Esportes

Novidades no mata-mata e times inéditos: o que já se sabe sobre o Campeonato Estadual 2024?

Estadual começa no dia 21 de janeiro com 10 times da disputa pela taça
Fábio Oruê -
No jogo de ida da decisão, Operário e Costa Rica empataram em 0 a 0 em Campo Grande. (OFC/Divulgação)
Operário e Costa Rica no Campeonato Estadual de 2023 (Divulgação, Operário)

Marque na agenda, 21 de janeiro. Foi a data que a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e os representantes dos clubes participantes decidiram, em reunião arbitral em , para início do Campeonato Estadual de 2024.

A reunião também definiu outros detalhes na competição. O formato do sul-mato-grossense é o mesmo que foi disputado neste ano, porém alguns critérios para desempate foram alterados. Os dez clubes são divididos na primeira fase em dois grupos e jogam dentro da chave em ida e volta, todos contra todos.

Quatro de cada grupo avançam para as quartas de final e o lanterna é rebaixado para Série B. As fases de quartas de final, semifinal e a decisão são disputadas em confrontos eliminatórios em ida e volta. 

Na divisão dos grupos, o A é formado por , Portuguesa, Náutico, Coxim e o campeão . No B estão , Corumbaense, Novo, Ivinhema e DAC. A competição começa no dia 21 de janeiro e tem os jogos finais marcados para os dias 14 e 21 de abril, conforme tabela divulgada.

Confira:

estadual
(Arte Jornal Midiamax)

Mata-mata e pênaltis

No próximo Estadual, permanece a vantagem do mando de campo na partida de volta, mas, em caso de igualdade, o classificado será apontado em disputa de pênaltis nas fases de quartas de final, semifinal e na final.

Em 2023, como o formato neste ano não pôde ser alterado, os clubes optaram por uma alteração no desempate nas fases eliminatórias. Ou seja, os times com melhores campanhas tinham a vantagem de decidir o confronto em casa e de se classificar no caso de igualdade em pontos e nos critérios de desempate.

“Essa é a única alteração decidida pelos clubes em relação ao campeonato deste ano. No mais, o regulamento é o mesmo”, explica Marco Tavares, vice-presidente da Federação e coordenador de competição. 

Tabela

No Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o Coxim recebe a Portuguesa; em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, jogam Náutico e Costa Rica. O Operário não joga e estreia na segunda rodada, dia 24, contra o Coxim.

No Grupo B, às 15h, o Ivinhema recebe o Novo no Estádio Saraivão. No Estádio Douradão, às 15h30, o Dourados joga contra o Corumbaense. O Aquidauanense não joga na primeira rodada, estreando na segunda, em casa, dia 24, contra o DAC.

A primeira fase termina no dia 10 de março. As quartas de final acontecem dias 17 e 24 de março, a semifinal tem rodadas dias 31 de março e 7 de abril, e a final dias 14 e 21 de abril.

Clubes inéditos

Em 2024, Portuguesa e Náutico disputam pela primeiro a Série A. A Lusa foi o primeiro a subir, ainda antes de jogar a final da Série B. Já o Corumbaense sobe porque ficou em segundo.

O Náutico entrou no lugar da Serc, que desistiu da competição alegando problemas financeiros. A Federação decidiu que o time com melhor desempenho na semifinal também garantia o acesso e o Alviverde superou o nessa disputa.

estadual
(Arte Jornal Midiamax)

Estádios liberados

Os dirigentes dos clubes já entregaram os documentos exigidos pela nova Lei Geral do Esporte para garantir o mando em seus estádios durante a competição. Os clubes do interior mantém seus mandos em suas cidades.

Já a Capital tem três clubes na Série A, com os acessos de Portuguesa e Náutico, que se juntam ao Operário. Com o Estádio Morenão em reformas e sem perspectiva de que seja liberado neste ano, a opção que resta é o Estádio Jacques da Luz, na região das Moreninhas. 

O Novo, que tem origem na Capital, manda seus jogos em Sidrolândia, no Estádio Sotero Zárate, desde o último campeonato. A Portuguesa, na disputa da Série B, fez o mesmo caminho, mas, por enquanto, mantém a opção de jogar a Série A na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Últimas Notícias

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito

Brasil

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

O poeta e jornalista Salgado Maranhão recebeu 10 votos

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental