Judocas de MS garantiram 3 dos 5 ouros do Brasil no Parapan de Jovens na Colômbia

MS tem 4 representantes na competição – além dos judocas, jogador defende o Brasil no Futebol PC

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
judocas de ms
Da esquerda para a direita: Marcelo, Kelly, Danilo, Hellen e Gabriel (Foto:Alessandra Cabral/CPB)

O judô de Mato Grosso do Sul está em alta com os judocas do Estado conquistando 3 das 5 medalhas de ouro da delegação brasileira, no Parapan-Americanos de Jovens, que aconteceu em Bogotá (COL), no domingo (4).

Os atletas do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos), Gabriel Ferreira, Hellen Machado e Kelly Kethyllin retornam para o Estado com as malas mais pesadas. Danilo Geronimo Silva e Marcelo Casanova também subiram ao topo do pódio na competição.

O sensei Tibério Maribondo, que orientou os judocas do Brasil ao lado de Talitha Silva na competição em Bogotá, enalteceu a importância do trabalho que vem sendo feito nas categorias de base para que resultados como o de domingo apareçam.

“O evento tem crescido a cada edição, o Brasil trouxe um grande número de atletas. Temos uma excelente estrutura, a CBDV vem investindo nas categorias de base. Com certeza, proporcionou aos atletas as melhores condições para que o país saísse como campeão geral do evento”, afirmou.

“Foi uma competição muito importante para eles, todas as lutas foram vencidas por ippon. Isto reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido”, completou Talitha.

Também no domingo, mas no tênis de mesa, disputado no Centro de Alto Rendimento, a delegação brasileira terminou o dia com sete pódios: três ouros, duas pratas e dois bronzes. 

A delegação brasileira conta com 96 atletas divididos entre dez modalidades. A CBDV mandou à Colômbia 34 representantes, entre atletas e membros da comissão técnica. Ainda vão disputar a competição as Seleções feminina e masculina de goalball, além da Seleção de futebol de cegos.

O sul-mato-grossense Gustavo Henrique Alvares, da Ativa (Associação de Atividades de Valorização e Apoio ao Desporto Educacional), ajudará o Brasil no futebol PC (atletas com paralisia cerebral).

Parapan de Jovens

O evento é destinado para competidores de 12 a 20 anos (ou que completaram ou farão 21 anos ainda em 2023), oriundos de 21 países das Américas. O Brasil será representado por uma delegação com média de idade de 17,39 anos.

Das quatro edições anteriores, o Brasil só não participou da primeira, em Barquisimeto, na Venezuela, no ano de 2005. Quatro anos depois, em Bogotá, a delegação brasileira estreou no evento com 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze).

Em 2013, na cidade de Buenos Aires (ARG), o país teve o seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).

Já em 2017, em São Paulo, última vez em que os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foram realizados, o Brasil voltou a liderar o quadro de medalhas, com 139 no total: 66 de ouro, 41 de prata e 32 de bronze. A atual edição estava marcada para 2021, porém, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada por duas vezes até junho deste ano.

Conteúdos relacionados