Pular para o conteúdo
Esportes

Governo do Rio proíbe 5 organizadas em estádios: ‘Organizações criminosas’

Torcidas organizadas dos 4 grandes clubes do Rio serão barradas nos estádios; autoridades também vão atrás de brigões após confusões e morte no último domingo
Agência Estado -
Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas atingidas por decisão. (Delmiro Junior/Reprodução)
Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas atingidas por decisão. (Delmiro Junior/Reprodução)

As semifinais do começam no domingo (12), com Volta Redonda x Fluminense e com o clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, na segunda-feira (13). Em reunião para decisão do esquema de segurança com dirigentes, a Polícia Militar, a Fferj (Federação Carioca de Futebol) e o Ministério Público, decidiu-se que não haverá torcida única, mas 5 organizadas dos grandes do Estado não poderão mais frequentar os estádios.

As semifinais do Campeonato Carioca começam no domingo (12), com Volta Redonda x Fluminense e com o clássico entre e Vasco, no Maracanã, na segunda-feira (13). Em reunião para decisão do esquema de segurança com dirigentes, a Polícia Militar, a Fferj (Federação Carioca de Futebol) e o Ministério Público, foi decidido que não haverá torcida única, mas 5 organizadas dos grandes do estado estão proibidas de frequentarem os estádios.

Assim, o governador Cláudio Castro revelou que elas estão equiparadas a “organizações criminosas”.

A decisão veio após a briga entre vascaínos e flamenguistas no domingo (5), antes e depois do clássico. Uma pessoa morreu atingida com ou tiro no bairro de São Cristóvão, próximo de São Januário, quando vascaínos se preparavam para ir ao Maracanã. Depois, na saída do estádio houve mais tumulto e 8 pessoas acabaram no hospital.

“A torcida Raça Rubro-Negra, a torcida Jovem do Fla, a Força Jovem do Vasco, a Young do Flu e a Fúria do são torcidas organizadas que já estão excluídas e elas têm a proibição agora de frequentar qualquer jogo, é uma decisão judicial”, afirmou Castro.

Membros de torcidas organizadas vão responder por crimes

Além disso, o governador do Rio revelou que os brigões das uniformizadas responderão pelos crimes cometidos.

“Elas tinham sido suspensas e agora por causa de outros atos, todas de alguma forma estão indeterminadamente proibidas de frequentar estádio. Também decidimos a abertura e um enquadramento de todos esses brigões. A partir de agora, estão em um inquérito, enquadrando eles como organização criminosa”.

A reunião definiu também quem serão os árbitros. No domingo, em Volta Redonda x Fluminense, às 17h (de MS), no Raulino de Oliveira, apita Yuri Elino Ferreira da Cruz. Já o clássico de segunda-feira, entre Flamengo x Vasco, no Maracanã, terá Wagner do Nascimento Magalhães como juiz principal. Os jogos de volta acontecerão no outro fim de semana, sem dias definidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Festival que celebra 1º infância encerra programação com teatro e brincadeiras lúdicas neste domingo

UFMS abre vagas em curso de italiano para iniciantes

‘Pai de família’: amigos lamentam morte de motociclista em acidente que deixou filha ferida em MS

Corinthians enfrenta Cruzeiro em 1º jogo de final do Brasileirão Feminino

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

mudança climática

Arquitetos debatem soluções para diminuir mudanças climáticas

Últimas Notícias

Brasil

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

Especulação imobiliária está entre as maiores ameaças, argumentam

Le Blog Maria Antonia

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

O encerramento do Festival de Veneza, neste sábado (6), foi marcado pela presença marcante de Fernanda Torres no tapete vermelho. A atriz brasileira, que integra o júri oficial da competição presidido pelo cineasta Alexander Payne, surgiu com um vestido assinado por Giorgio Armani. A escolha do look carrega um simbolismo especial: o estilista italiano, ícone … Continued

Le Blog Maria Antonia

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

A espera terminou , ainda que com atraso. Após três horas de expectativa, Justin Bieber lançou nesta sexta-feira (5) o aguardado “SWAG II”, sucessor direto de seu primeiro disco. O novo trabalho chega robusto, com 23 faixas inéditas, reafirmando a fase ousada e experimental do cantor. O álbum conta com participações especiais de nomes de … Continued

Mundo

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Após atraso na divulgação, relatório de investigação foi publicado neste sábado (6)