Pular para o conteúdo
Esportes

Fifa e Conmebol não aprovam interferência na CBF e apontam para possíveis punições

A Fifa e a Conmebol demonstraram toda sua insatisfação com a decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade que dirige o futebol brasileiro recebeu um comunicado, nesta quinta-feira, no qual indica possíveis punições, se for mantida a interferência na CBF. “A Fifa e a Conmebol gostariam … Continued
Agência Brasil -
(CBF, Divulgação)
CBF foi alertada pela Fifa sobre risco de interferências externas (CBF, Divulgação)

A e a demonstraram toda sua insatisfação com a decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de (CBF). A entidade que dirige o futebol brasileiro recebeu um comunicado, nesta quinta-feira, no qual indica possíveis punições, se for mantida a interferência na CBF.

“A Fifa e a Conmebol gostariam de expressar a sua preocupação em relação a estes últimos desenvolvimentos e gentilmente lembrar a todas as partes interessadas relevantes que a CBF tem a obrigação legal de gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros (cf. art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da FIFA). Neste contexto, informamos que, caso as ações tomadas pelas autoridades judiciais competentes sejam consideradas como constituindo interferência indevida no sentido dos Estatutos da FIFA e da CONMEBOL, a FIFA e a CONMEBOL não poderão ter outra alternativa de ação senão aplicar as sanções relevantes sobre CBF, e isto mesmo que esta não tenha tido culpa (cf. art. 14 par. 3 dos Estatutos da FIFA)”, disse a nota.

José Perdiz de Jesus falou pela primeira vez como interventor e presidente em exercício da CBF, nesta quarta-feira, ao emitir um comunicado, no qual afirmou que fará ‘mínima interferência desportiva’. O dirigente teria 30 dias para realizar eleições na entidade, mas Fifa e Conmebol pediram que uma novo pleito só ocorra após visita ao Brasil, prevista para janeiro.

“Nesse sentido, para fins de devida diligência e devido processo, a Fifa considera que nenhuma eleição deve ser convocada ou realizada até que uma delegação da FIFA e da CONMEBOL visite o Brasil em janeiro próximo para examinar a situação e discutir o assunto com as respectivas partes interessadas para relatar aos órgãos competentes da FIFA e permitir-lhes decidir sobre as ações necessárias a serem tomadas com o devido respeito aos Estatutos da CBF e à autonomia da associação membro”, informou o comunicado.

Segundo a nota, Hélio Santos Menezes, Diretor de Governança e Compliance da CBF, seria a única pessoa autorizada a falar pela CBF no momento por ser o diretor mais velho. “Neste contexto, observe que nenhuma outra autoridade além desta pessoa responsável no sentido do Art. 64 dos Estatutos da CBF serão oficialmente reconhecidos pela Fifa e pela Conmebol”, disse o documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
MPMS agepen crédito

TCE-MS aponta irregularidades e suspende licitação da Agepen para compra de refeições

Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Morre aos 83 anos Celso Poli, dono do Zagaia Eco Resort

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo moto elétrica no São Conrado

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Mundo

Xi Jinping e Kim Jong Un prometem cooperação aprimorada durante reunião em Pequim

Chinês destacou a "amizade tradicional" entre a China e a Coreia do Norte e prometeu consolidar e fortalecer as relações

Cotidiano

Governo autoriza nomeação de 1.316 candidatos aprovados no primeiro CPNU

Portarias do MGI autorizam nomeação de 855 auditores-fiscais do trabalho, 182 analistas em tecnologia da informação e 279 analistas de infraestrutura

Esportes

Confira escalação: Seleção se despede do Brasil em duelo contra o Chile no Maracanã

Ancelotti deve escalar Seleção com quatro atacantes de 'ofício': Gabriel Martinelli, Rafinha, Estevão e João Pedro

Brasil

Contratada para divulgar agência em troca de viagens denuncia suposto golpe em MG

Empresa teria vendido passagens e cancelado pacotes no dia da viagem