Pular para o conteúdo
Esportes

Botafogo vence Flamengo em grande clássico e lidera o Brasileirão

O Botafogo confirmou o bom momento com o técnico Luís Castro
Agência Estado -
botafogo divulgação (1)
Botafogo lidera o campeonato. (Foto: Divulgação, Botafogo)

e Flamengo deram um verdadeiro espetáculo para os mais de 53 mil torcedores presentes no Maracanã na tarde deste domingo. O time alvinegro superou a pressão adversária, com um homem a menos, para continuar com 100% de aproveitamento no Brasileirão e assumir a liderança ao vencer o clássico diante de seu rival por 3 a 2, pela terceira rodada.

O Botafogo confirmou o bom momento com o técnico Luís Castro. O time alvinegro vem de 12 jogos de invencibilidade na temporada, sendo sete vitórias consecutivas. Do outro lado, só pressão. David Luiz e Vidal foram os principais alvos dos torcedores, que vaiaram muito a dupla.

Na tabela de classificação, o Botafogo é o único time com nove pontos. Já o Flamengo ficou estacionado com três, ainda longe de brigar pelas primeiras colocações do campeonato.

O Flamengo viveu uma tarde onde parecia que tudo daria errado. Antes mesmo da bola rolar, o meia Gerson reclamou de dores no adutor da coxa durante o aquecimento e acabou sendo substituído por Ayrton Lucas, que iniciaria entre os suplentes.

Com a bola em jogo, o time rubro-negro perdeu uma chance clara de gol. Wesley tabelou com Gabriel e cruzou rasteiro para Vidal. Livre dentro da área, o chileno deu um leve desvio e acertou a trave. O domínio do Flamengo era total, mas o Botafogo começou a equilibrar as ações e se arriscar.

Em um dos poucos bons momentos ofensivos do Botafogo durante os 45 minutos iniciais, a árbitra marcou pênalti de Wesley em Victor Sá. Aos 29, Tiquinho Soares cobrou com categoria e mandou para o gol. O atacante poderia ter saído de campo como o grande herói. Ele teve a chance de fazer o segundo bem quando Santos estava fora do gol. O arremate, no entanto, foi para fora.

Atrás do empate, o Flamengo pressionou o Botafogo e passou a arriscar de todo o lugar. Mas sentiu o gol e começou a se irritar, tanto que Vidal foi amarelado por parar um contra-ataque e Gabriel por reclamação, melhor para a equipe de Luís Castro, que ampliou e foi para o intervalo com 2 a 0. Aos 49 minutos, após cobrança de escanteio, Danilo Barbosa cabeceou para o gol.

No intervalo, Jorge Sampaoli fez a substituição que ensaiava antes mesmo do fim do primeiro tempo. Ele tirou Ayrton Lucas e colocou Éverton Ribeiro. O meia precisou de três minutos para deixar Gabriel na cara do gol em duas oportunidades. O atacante parou em ambas em Lucas Perri, que vive momento mágico com a camisa do Botafogo.

A sorte do Botafogo começou a mudar aos quatro minutos, quando Rafael acertou Éverton Cebolinha e acabou expulso. Mas esse não foi o momento mais tenso da partida. Luís Castro foi fazer uma alteração para recompor o time. O que era para ser simples, virou uma confusão. Treinador e arbitragem não se entenderam e rolou um maior bate boca com Edina Alves Batista, que mostrou o vermelho para o técnico alvinegro.

O Flamengo já tinha a posse de bola no 11 contra 11. Com um jogador mais, o domínio foi ainda mais avassalador. O gol, que demorava a sair, aconteceu aos 12 minutos. O time rubro-negro foi com tudo para o ataque. Fabrício Bruno recebeu na direita e cruzou, como um camisa 10, para o “9”, Léo Pereira, diminuir.

Mas o bom momento do Flamengo na partida não durou muito. Após segurar a pressão, o Botafogo resolveu arriscar no contra-ataque, já que Sampaoli abriu mão de seus dois laterais. A ideia funcionou. O time alvinegro perdeu, em um mesmo lance, quatro chances para ampliar e foi conseguir só depois, aos 25 minutos. Tchê Tchê avançou pela direita e deu para Tiquinho Soares fazer o seu segundo gol na partida.

Após sofrer o gol, Sampaoli deu novo ânimo aos torcedores ao colocar Bruno Henrique. Mas quem chamou a atenção foi Thiago Maia. Ele acertou um chute em Di Placido e teve que sair de campo de maca. O volante rubro-negro ainda escapou de ser expulso. O VAR chamou Edina para reavaliar o lance, mas apenas o cartão amarelo foi aplicado.

O Botafogo parecia ter o jogo sob o controle, mas foi o Flamengo que colocou fogo na partida. Aos 40 minutos, Everton Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Léo Pereira, que fez mais um. O Flamengo ainda aproveitou os 11 minutos de acréscimos para criar inúmeras chances, mas Lucas Perri confirmou a vitória alvinegra

Flamengo e Botafogo têm compromissos por torneios continentais no meio de semana. O time rubro-negro enfrenta o Racing, na Argentina, pela Libertadores, enquanto a equipe alvinegra encara a LDU, no Engenhão, pela Sul-Americana.

No Brasileirão, o Flamengo tem como próximo desafio o Athletico, no domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em (PR). No mesmo dia, às 18h30, o Botafogo recebe o Atlético-MG, no Nilton Santos, no (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Puxões de cabelo e socos marcam briga entre adolescentes na saída da escola em Ribas do Rio Pardo

30h após morte, família consegue liberação de corpo de idosa na Santa Casa de Campo Grande

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

Cármen Lúcia: toda ação penal impõe tratamento justo e aqui não é diferente

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Morador sai para caminhar e encontra lixo hospitalar em praça no Silvia Regina

Últimas Notícias

Brasil

Um a cada três brasileiros aprova governo Lula, diz Datafolha

Percentual é o maior desde dezembro de 2024

Cotidiano

Em MS, 34 municípios estão sob alerta para tempestade nesta quinta-feira

Isso significa que estes locais podem registrar chuvas, ventos intensos e até queda de granizo

Cotidiano

Ventania deixa duas casas destelhadas e causa danos em caixa d’água no Tiradentes: ‘começou a chover’

Em uma das residências, cômodos ficaram inundados por causa dos danos

Cotidiano

Tempo seco coloca cidades de MS em emergência com baixa umidade do ar

Em Campo Grande, umidade do ar é de 13%, enquanto termômetros em Aquidauana marcam 41,2ºC