Pular para o conteúdo
Esportes

Insatisfeitos, clubes definem exigências para assinatura da criação da Libra

Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se reuniram nesta sexta-feira para traçar exigências para a assinatura da criação da Liga Brasileira de futebol, batizada como Libra. A contraproposta pede uma divisão mais equilibrada das receitas, baseada em critérios mais objetivos. Originalmente, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e … Continued
Agência Estado -
Palmeiras, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Cruzeiro e Ponte Preta assinaram um estatuto que prevê divisão igualitária de 40% (Foto: CBF)

Clubes das Séries A e B do se reuniram nesta sexta-feira para traçar exigências para a assinatura da criação da Liga Brasileira de futebol, batizada como Libra. A contraproposta pede uma divisão mais equilibrada das receitas, baseada em critérios mais objetivos.

Originalmente, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, e Ponte Preta assinaram um estatuto que prevê divisão igualitária de 40% das receitas, 30% por desempenho e 30% por critérios de audiência, que incluem assinaturas de pay-per-view e interação em redes sociais, tópicos identificados pelo grupo “Forte Futebol” como de difícil aferição.

“Entre os assuntos debatidos, o mais relevante foi a divisão de receitas de forma que contribua de fato para o aprimoramento da competição, tornando menos desiguais as condições de competitividade atuais. Os termos aceitos em São Paulo por outros 6 clubes perpetuam o abismo que existe hoje, ao manterem a parte igualitária das receitas em 40%, enquanto nos campeonatos mais bem-sucedidos este porcentual pode chegar a 68% somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing, caso da Premier League (liga do Campeonato Inglês), por exemplo”, diz o comunicado do grupo.

“Não é aceitável que haja clubes ganhando 6 vezes mais do que outros, enquanto nas melhores ligas do mundo essa diferença não ultrapassa 3,5 vezes”, completou o grupo, nas redes sociais dos clubes, que reforçaram a necessidade de instituir critérios técnicos mais confiáveis para determinar a divisão das receitas oriundas da audiência.

Eles pediram maior objetividade na avaliação dos critérios de redes sociais na divisão dos recursos. “Outro ponto a ser aprimorado é a adoção de premissas que não privilegiem pilares de difícil aferição, em especial ao que tange a engajamento. Tais critérios, na visão da maioria dos clubes que participaram da reunião, apenas perpetuam a posição de superioridade de alguns sobre outros, não dando a oportunidade de maior equilíbrio dos campeonatos.”

No dia 12, todos os clubes das Séries A e B voltarão a se encontrar na sede da CBF, no , para concretizar a criação da Libra. Até agora, somente oito clubes assinaram o documento. Os demais 32 clubes, entre eles Athletico-PR, , Fluminense e Goianiense, prometem insistir em um repartição de receitas mais igualitária e instituir um limite de diferença entre quem ganha mais e quem ganha menos.

Uma parte desses clubes entende que uma divisão igualitária de 50% das receitas seria o ideal para não permitir que haja distâncias maiores entre os times.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Prefeitura de Caarapó seleciona OSCs para levar universitários até Dourados. (PMC, Divulgação)

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

A garota acusa o padrasto pela suposta violência.

Especial

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Em Campo Grande, 240 mulheres privadas de liberdade são mães

Especial

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Quando a expectativa sobre os filhos é rompida, mães se veem solitárias, mas descobrem não haver manual para maternidade

Trânsito

Moto-entregador é levado para UPA após ser atingido por carro na Gury Marques

No mesmo trecho, outro acidente teria provocado congestionamento no momento da colisão