Pular para o conteúdo
Esportes

Faltando 6 meses para Copa do Mundo, Tite já começa a ‘desenhar’ seleção brasileira para o Catar

Copa do Mundo acontece entre novembro e dezembro deste ano
Fábio Oruê -
Técnico Tite Técnico Tite copa do mundo
Técnico Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Não é à toa que a cada 4 anos o “ano de copa” seja chamado assim. Mesmo que a do Catar 2022 seja só em novembro e dure menos que dois meses, o trabalho dos envolvidos dura o ano todo.

Treinador da Seleção Brasileira, Tite já começou a traçar as linhas para, no final do ano, entregar um belo desenho no Catar e, de quebra, trazer o título para o . Para isso, com os amistosos marcados para os próximos meses, o técnico faz as convocações dos jogadores que vão integrar a seleção.

Inicialmente, a seleção tinha três jogos agendados para o próximo mês. Mas o amistoso com a Argentina — o chamado Superclássico das Américas — foi cancelado, segundo informou o coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista. Ele revelou que a entidade tenta marcar amistoso com uma seleção africana para a mesma data em que haveria o duelo sul-americano.

O primeiro jogo desta série será contra a Coreia do Sul no Seul World Cup Stadium, na capital sul-coreana, às 20h (7h de Mato Grosso do Sul) do dia 2 de junho. Na sequência, o adversário será o Japão no estádio Nacional de Tóquio, às 19h20 (6h20 de MS) do dia 6. O terceiro e último jogo, inicialmente contra a Argentina, estava agendado para o dia 11.

Mais jogadores em 2022

Uma novidade para a Copa do Mundo deste ano, é que os times vão poder convocar 27 jogadores para compor as seleções. A Fifa já indicou que vai permitir o aumento na lista de convocados, mas ainda não oficializou essa ampliação.

Com 27 atletas, Tite inflou a lista de atacantes e de laterais (que passou de quatro para cinco atletas). Geralmente, Tite chama seis ou sete atacantes. Desta vez, ampliou para oito ao promover os retornos de Gabriel Jesus, Raphinha e Matheus Cunha. Ele confirmou as presenças de Vinicius Junior e Rodrygo, ambos do Real Madrid, além de Richarlison e Gabriel Martinelli. Antony foi a baixa de maior peso.

Antony foi deixado de lado (Foto: SPFC/Divulgação)

Havia expectativa também para a lista de laterais. A disputa está aberta para os dois lados. Tite chamou Daniel Alves e Danilo para a direita. Na esquerda, há quatro nomes para duas vagas. Nesta quarta, Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles foram chamados e esquentaram a briga — Renan Lodi ficou fora.

Tite ampliou a relação de atletas por conta do risco de lesões e também pela proximidade da final da Liga dos Campeões. A aguardada partida, marcada para o dia 28 deste mês, vai reunir Real Madrid e Liverpool, times europeus que contam com diversos brasileiros convocáveis em seus elencos.

Um deles é o volante Fabinho, que saiu de campo machucado na terça em jogo do Liverpool. Ele foi chamado mesmo assim. No meio-campo, Tite demonstra ter menos dúvidas. Philippe Coutinho, que voltou à seleção na convocação anterior, voltou a ser chamado e ganhou força para assegurar seu lugar na Copa. Arthur e Gerson não foram incluídos na lista desta quarta.

Na zaga, Gabriel Magalhães saiu na frente na disputa direta com Felipe, do de Madrid. Tite vem indicando em suas convocações que Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão já estão garantidos no Mundial. O trio foi chamado mais uma vez na quarta.

Confira a lista dos convocados que podem estar na Copa do Mundo:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG), Alex Telles (Manchester United) e Danilo (Juventus).

Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Gabriel Magalhães (Arsenal).

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (Lyon), Danilo (Palmeiras), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Aston Villa).

Atacantes: Neymar (PSG), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Vinicius Junior (Real Madrid), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Everton), Matheus Cunha (Atlético de Madrid) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

Brasil x Argentina

Depois da série de amistosos, a seleção de Tite enfrentará a Argentina, no dia 22 de setembro, em partida válida ainda pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar.

Trata-se da reedição daquele jogo interrompido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no estádio do Corinthians, em , em 5 de setembro do ano passado. O resultado não vai alterar a classificação final das Eliminatórias, com o Brasil no primeiro lugar e a Argentina, em segundo.

Jogo Brasil x Argentina foi interrompido pela Anvisa
Jogo Brasil x Argentina foi interrompido pela (Foto: Reprodução/Twitter)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ministro ccr br 163

‘Obras paradas desde 2017’, lembra ministro dos Transportes sobre concessão da BR-163

Homem que estuprou enteada de 9 anos é preso no interior de MS

Mulher bate em carro estacionado e senta na calçada para tomar ‘cervejinha’ em MS

Comunidade Indígena Limão Verde inicia na sexta-feira projeto de agrofloresta

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Comissão de Segurança Pública do Senado solicita que Barroso explique fala sobre apoio dos EUA

Últimas Notícias

Brasil

Governo vai congelar R$ 31,3 bi do Orçamento e elevar IOF, diz Renan Filho

O contingenciamento e o bloqueio de verbas fazem parte do primeiro Relatório Bimestral de Receitas e Despesas apresentadas neste ano

Transparência

ANTT promete fiscalizar obras da CCR na BR-163 a cada trimestre após histórico de atrasos

CCR entregou apenas 150 km de duplicações em concessão que dura mais de uma década

Polícia

Gerente de academia famosa de Campo Grande suspeita de assédio contra professor é demitida

Professor denunciou assédio moral, homofobia e retaliações por parte de superiores e pede indenização de R$ 400 mil

Cotidiano

Mais de 64% das declarações de imposto de renda previstas já foram entregues em MS

Receita Federal espera 671.985 declarações de contribuintes de Mato Grosso do Sul neste ano de 2025; já foram entregues 432.734 declarações