A oitava rodada do do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol será aberta às 15h deste domingo (16) com o confronto entre o lanterna União-ABC e o Comercial, já praticamente sem chances de faturar o título da temporada.
 
Com 3 pontos e saldo negativo de 11 gols, o União-ABC apenas cumpre tabela e tentará deixar a lanterna da competição –o clube subiu para a primeira divisão em fevereiro, duarante a disputa da Série B que ascendeu 4 dos seus 5 participantes.
 
Do lado do Colorado, a quase impossível chance de título depende não apenas dos esforços do próprio clube, que não poderia mais perder no campeonato, mas de uma combinação de resultados na qual os adversários empatariam seus confrontos diretos e perderiam os demais jogos.
 
O Comercial tem 8 pontos e saldo negativo de 2 gols. Além de vencer bem seus jogos (com direito a goleadas capazes de o fazer superar o saldo e número de gols a favor do , respectivamente 9 e 12), precisaria ver os rivais com mais chances de título tropeçarem em seus confrontos.
 
A rodada continuará na segunda-feira (17), com dois jogos também marcados para as 15h. O destaque fica pela disputa entre Costa Rica e Operário, líder e vice do campeonato, no Laertão, no norte do Estado.
 
O Galo precisa vencer para impedir que a Cobra do Norte fuja na dianteira: são 16 pontos para o Costa Rica e 14 para o Operário, com vantagem do líder no saldo de gols (9 a 6) e gols pró (12 a 11). Uma vitória fará o time depender apenas de si para conquistar o Estadual.
 
Já uma vitória do Costa Rica deixaria o time a apenas 2 pontos do título –isso porque o Operário, mesmo que vencesse os 2 jogos seguintes, conseguiria chegar a 20 pontos. Vencendo amanhã, a Cobra do Norte somaria 19 e, com 2 empates, faria 21 e ergueria a taça.
 
Também nesta segunda-feira, o , que com 6 pontos também briga para fugir da lanterna, recebe o DAC, que ainda tem chances reais de título –desde que faça a sua parte. O Dourados tem 13 pontos, então, precisa vencer e torcer contra Costa Rica e Operário, sendo que o time douradense encara o Galo na rodada final.
 
O hexagonal final do Sul-Mato-Grossense é disputado em 10 rodadas, com turno e returno, envolvendo os 6 melhores clubes da primeira fase. Leva o título quem fizer mais pontos. Na fase classificatória, Três Lagoas e Novo terminaram nas últimas posições de seus grupos e foram rebaixados para a Série B.
 
Confira abaixo a classificação provisória do Estadual de Futebol:

 

Classificação P J V E D GP GC SG
1 – Costa Rica EC 16 7 5 1 1 12 3  9
2 – Operário FC 14 7 4 2 1 11 5  6
3 – Dourados AC 13 7 4 1 2 8 6  2
4 – EC Comercial 8 7 2 2 3 7 9 -2
5 – Aquidauanense FC 6 7 2 0 5 8 9 -1
6 – União-ABC 3 7 1 0 6 4 18 -14

P – pontos ganhos; J – jogos disputados; V – vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols